Quarta, 20 Abril 2016 15:33

Reitoria relança programa de bolsa para professores visitantes

(0 votos)

20.04.2016

Foi lançado hoje pela Reitoria da USP o Programa de Bolsas para Professores Visitantes na Universidade de São Paulo, com o objetivo principal de promover o desenvolvimento do intercâmbio no âmbito acadêmico, científico e cultural, com o objetivo de fortalecer o ensino e a pesquisa, de acordo com a Resolução USP-7.192, de 19-4-2016.

O professor USP interessado em receber um professor visitante externo deverá encaminhar o pedido de bolsa ao seu departamento para análise. Após aprovação no referido conselho, este deverá ser submetido à Congregação e, caso aprovado, ao Comitê gestor do programa.

A solicitação deverá ser acompanhada dos seguintes documentos:

• Justificativa acadêmica;
  • Projeto de pesquisa em área de interesse da Unidade, que envolva a formação de recursos humanos nos diferentes níveis (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado) e promova o intercâmbio docente e discente;
  • Plano de trabalho a ser executado pelo Professor Visitante, detalhando de forma circunstanciada as relações das atividades propostas com o ensino, a pesquisa, a cultura e extensão da USP;
  • Curriculum vitae do Professor Visitante.

A bolsa e seus benefícios consistem em:

• Auxílio mensal, que não poderá exceder o valor correspondente à categoria de Professor MS-6, em RDIDP, cabendo ao Comitê definir os critérios para atribuição dos valores;
  • Auxílio deslocamento em classe econômica (no caso de bilhete aéreo);
  • Seguro-saúde;
  • Infraestrutura oferecida pela USP a seus docentes

A bolsa de Professor Visitante terá a duração mínima de um mês e máxima de doze meses, contínuos ou intercalados e em casos excepcionais e devidamente justificados, a bolsa poderá ser prorrogada para um máximo de vinte e quatro meses.

O Programa é gerenciado por um comitê, que se reunirá bimestralmente e analisará as solicitações com fluxo contínuo. Ou seja, não há prazo para inscrições.

A FEA-RP foi contemplada com uma bolsa dentro da primeira edição desse programa cujo beneficiado foi o Prof. Michael Moore, da Warwick Business School, Reino Unido, tendo sido recepcionado pelo Prof. Dr. Alex Luiz Ferreira, do Departamento de Economia.

Lido 710 vezes Última modificação em Quarta, 20 Abril 2016 15:47