Quarta, 13 Novembro 2013 18:07

Descentralização é tema de pergunta a candidatos

Nesta semana, em entrevista à Newsletter da FEA-RP, os candidatos a reitor da USP falam sobre a descentralização das decisões e do orçamento da Universidade e a possibilidade de mudanças nos organogramas das unidades.

As respostas foram listadas conforme a ordem de inscrições por chapa. (Clique aqui e saiba mais sobre as propostas de gestão apresentadas por cada chapa).

A FEA-RP acha importante a discussão sobre a descentralização das decisões e do orçamento na USP. Como você avalia a possibilidade de mudanças nos organogramas das unidades para incluir projetos como mapeamento de processos, planejamento estratégico, estudos sobre egressos e sistemas de indicadores?

Hélio Nogueira da Cruz: Ampliaremos a descentralização e fortaleceremos a autonomia das unidades com maior flexibilização para a utilização dos seus recursos orçamentários entre as várias alíneas. Daremos espaço para que os organogramas permitam a criação de setores ligados às estratégias das unidades de modo a respeitar as suas peculiaridades.

José Roberto Cardoso: A reestruturação administrativa com o objetivo de torná-la mais ágil será, junto com o Ensino, as prioridades da Chapa 2 USP Rumo ao Futuro. Experiências de sucesso praticadas em algumas unidades serão aproveitadas e avaliadas aquelas que podem ser estendidas à USP. O modelo administrativo praticado pela FEA-RP é exemplar, e carece de uma nova proposta de organograma para consolidar a prática e fazer justiça aos colaboradores que lideram os projetos já citados.

Marco Antonio Zago: Todos os projetos apontados fazem explicitamente parte de nossa proposta. Assim, defendemos um sistema permanente de acompanhamento de egressos (não mapeamentos eventuais) para avaliação da qualidade da graduação da USP. Da mesma forma, planejamento estratégico no início da gestão deve ser instrumento básico de gestão. Descentralização de decisões e de execução de atividades-fim e de atividades-meio é um dos eixos de nossa proposta.

Wanderley Messias da Costa: Pela nossa trajetória, pensamos e praticamos a descentralização da Universidade, dando maior autonomia e participação às unidades na sua gestão como um todo. Vamos criar uma superintendência de planejamento estratégico para apoiar as unidades, sobretudo, nas iniciativas inovadoras como as da FEARP voltadas para a gestão da Graduação, o mapeamento de processos e a participação dos egressos nos destinos da escola.

As entrevistas com os candidatos tiveram início na semana passada, quando eles responderam pergunta sobre a atuação do docente no ensino e a relação professor-aluno. (Leia aqui)

As eleições para reitor e vice-reitor da USP acontecerão em 19 de dezembro. No dia 10 do mesmo mês, será realizada Consulta à Comunidade em todas as unidades da USP. Na FEA-RP, será na sala 03 do Bloco B2, das 9h às 21h. (Saiba mais)

Lido 2107 vezes Última modificação em Quinta, 14 Novembro 2013 09:31