Quarta, 06 Outubro 2021 14:32

Sustentabilidade: FEA-RP promove ações de redução de lixo e campanhas de conscientização

Avalie este item
(2 votos)

Atualizado em 28/10/2021 às 11h11 com informações do Serviço de Apoio Administrativo

 

Nos últimos anos a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP tem promovido diversas ações de sustentabilidade, redução de lixo e conscientização. Confira abaixo todas as ações em andamento.

 

Lixo eletrônico 
Segundo estudos da ONU, o Brasil é um dos maiores produtores per capita de resíduos eletrônicos entre os países emergentes. Por essa razão, é muito importante fazer o descarte correto desse tipo de material. A Seção Técnica de Informática recebe insumos eletrônicos usados pelos docentes e servidores na faculdade e os armazena. Em seguida, o que foi acumulado é encaminhado para a ONG Recicl@tesc.

O descarte de lixo eletrônico pessoal pode ser feito em Ribeirão Preto em diversos locais. Acesse aqui

 

 

 

 

Pilhas e baterias
Pilhas e baterias, quando descartadas de forma incorreta, podem vazar um líquido tóxico de seus interiores e, assim, contaminar o solo e a água. Na FEA-RP elas podem ser descartadas por qualquer pessoa nas caixas laranjas como a da foto. Está disponível no pavimento térreo do Bloco B2 e no Bloco A. A destinação do material coletado é feita por meio um processo de logística reversa, com a retirada dos resíduos diretamente na FEA-RP por empresa especializada, e sem custos para a Unidade.

 

 

 

 

 

Óleos de cozinha

A faculdade passou a ser um ponto de coleta de óleo de cozinha usado, em uma parceria com a empresa Sabão Galo. O descarte é simples: basta colocar seu óleo de cozinha em garrafas  PET e depositá-las dentro do tambor, que está na entrada do bloco B1, junto à coleta seletiva de resíduos sólidos. A empresa Sabão Galo fará a coleta semanalmente.

“Os óleos e as gorduras, quando descartados de modo inadequado, geram grande poluição ambiental e enormes danos a estrutura de encanamentos, além de elevar os custos de tratamento  de esgoto. Um litro de óleo tem capacidade de poluir cerca de 25 mil litros de água” explica Pedro Galo, diretor da empresa.

 

 

 

 

 

Isopor
Há uma cabine de coleta de isopores limpos e secos na entrada do Bloco B2 da FEA-RP, próximo às escadas, na frente do porão do prédio.

Quando a cabine estiver cheia, a FEA-RP, por meio do Serviço de Apoio Administrativo, faz o transporte do material coletado, que deve ser depositado limpo e seco no conteiner, diretamente para o Projeto Cata Sonho.

 

 

 

 

 

Tampinhas plásticas 

Outra iniciativa é a campanha de arrecadação de tampas de plástico duro que serão doadas ao Hospital de Amor de Barretos (HA). Podem ser doadas na campanha tampas duras de plástico   como as de água e refrigerante, leite, maionese, achocolatado, creme dental, shampoo, condicionador, produtos de limpeza, entre outros.

Cada tonelada das tampinhas pode render cerca de R$30 mil ou medicamentos para o hospital, movimentando a economia solidária. Os recipientes de coleta estão espalhados na área da  cantina Convívio. As doações recebidas serão recolhidas pelo Hospital de Amor a cada 400 quilos de tampinhas, ou serão juntadas aos outros postos de coleta, em Ribeirão Preto.

 

 

 

 

 

 

USP Recicla e o Guia Lixo Zero
O Programa USP Recicla integra a Superintendência de Gestão Ambiental (SGA) e promove palestras educativas, oficinas, feiras de trocas, entre outras ações. Na FEA-RP há uma comissão própria composta por professores, servidores técnicos e alunos.


Há lixeiras específicas para lixo reciclável e descarte correto de itens de papel, vidro, metal e material orgânico que estão espalhadas pela faculdade. Nas salas administrativas há caixas de descarte de material reciclável que é separada do lixo não-reciclável.

 

Em 2019, a FEA-RP produziu o “Lixo Zero”: um guia prático para conscientizar e sintetizar boas práticas na produção e descarte do lixo. O guia pode ser acessado aqui.

 

No mesmo ano a FEA-RP foi incluída no conjunto de unidades do campus para receber seriço de limpeza de containers de alvenaria e aderiu ao Programa Papa Pilha junto à FMRP.

 

 

Lixeiras para separação de material que estão
espalhadas pela FEA-RP: lixo orgânico e reciclável.



No contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, as iniciativas relacionam-se aos objetivos 3 - Saúde e Bem Estar, 6 - Água potável e saneamento, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Consumo e Produção Responsáveis, 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, 14 - Vida na Água, 15 - Vida Terrestre , 12 - Consumo e Produção Responsáveis, 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima, 14 - Vida na Água, 15 - Vida Terrestre e 17 - Parcerias e Meios de Implementação.

 

Por: Leonardo Rezende

Lido 322 vezes Última modificação em Quinta, 28 Outubro 2021 11:12