Quarta, 11 Setembro 2013 16:51

Research Arena in Accounting apresenta pesquisa sobre a adoção mandatória do IFRS

Avalie este item
(1 Voto)

"Mandatory IFRS Adoption in Brazil (2010): Index of Compliance with Disclosure Requirements and Explanatory Factors of Firms Reporting" é o tema da pesquisa que será apresentada pela professora Edilene Santana Santos, da Fundação Getúlio Vargas, dia 20, às 14h, na sala 20 do Bloco B1.


A apresentação faz parte da segunda edição do Research Arena in Accounting, evento para debate organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade e pela Revista de Contabilidade e Organizações. O objetivo é debater os resultados de pesquisas para que sugestões de melhoria sejam feitas.


O artigo que será apresentado é um estudo empírico que testa o baixo grau de compliance no primeiro ano de adoção mandatória do IFRS no Brasil (2010). A análise das demonstrações de 366 empresas brasileiras de capital aberto (não-financeiras) mostra a associação do nível de compliance ao porte da empresa e à auditoria por uma "Big 4". Os debatedores serão os professores da FEA-RP, Silvio Hiroshi Nakao e Vinícius Aversari Martins.


- Research Arena in Accounting
A cada edição semestral uma pesquisa em andamento é apresentada para receber as contribuições da academia nacional, visando publicação de primeira linha. Sempre é convidado um debatedor, que é responsável por dar as principais e mais profundas contribuições. O paper também recebe contribuições da comunidade da FEA-RP presente. Ao final, o relator da seção resume as contribuições e encerra a sessão.


Para saber mais, acesse o site do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade: http://www.fearp.usp.br/cpg/ppgcc/index.php/pt/component/content/article/44/401-serierar

Lido 2038 vezes Última modificação em Quinta, 12 Setembro 2013 11:04