Terça, 01 Outubro 2019 16:47

Novos circulares começam a rodar nesta quarta-feira, 2 de outubro

Avalie este item
(1 Voto)

A partir desta quarta-feira, 2 de outubro, começam a circular os novos ônibus para o transporte interno no campus da USP em Ribeirão Preto. A troca dos circulares faz parte do contrato com a empresa prestadora do serviço.

 

A novidade nesses novos veículos é a catraca instalada na entrada, pela porta da frente, que tem como finalidade mapear o fluxo de usuários do serviço. Para o chefe da Seção de Transportes, Ahmad Sarkis Kanaan, é importante saber quantas pessoas utilizam esse transporte para a análise do fluxo e o planejamento de ações de melhoria do serviço. “Precisamos reforçar a importância de passar pelas catracas para poder contabilizar e melhorar a oferta de ônibus conforme a demanda”.

 

Ahmad lembra que já está em funcionamento o CittaMobi, aplicativo disponível para Android e IOS, que mostra em tempo real o horário que o circular vai passar, itinerário, linhas e outras informações sobre o transporte tanto interno, na USP, quanto do transporte urbano de Ribeirão Preto.

 

Gestão do setor vai além do transporte de usuários
Vinculada à Divisão de Manutenção e Operação (DVMANOP) da PUSP-RP, a Seção de Transporte faz a gestão de veículos oficiais da frota própria, incluindo os da Guarda Universitária, e da frota alugada pela USP. Conjuntamente, realiza a gestão do Sistema de Empréstimo de Veículos ou Pool, Polo gestor do campus, implantado pela reitoria para uso compartilhado de veículos oficiais por todas as Unidades de Ensino e Pesquisa da USP. O setor possui uma frota diversificada composta por ônibus circulares, micro-ônibus, caminhões, vans, veículos de pequeno porte e motocicletas. No quadro de funcionários, são nove motoristas, um auxiliar de manutenção e obras, três auxiliares administrativos e o chefe da Seção.

 

Além da gestão de toda área administrativa resultante das atividades desempenhadas pelo setor - transporte de funcionários, dirigentes e docentes para atividades na cidade de Ribeirão Preto, e entre os vários campus e para a reitoria - a Seção de Transporte faz a manutenção da frota de veículos, incluindo da Guarda Universitária, assim como o gerenciamento do posto de combustível da PUSP-RP, como o armazenamento de combustíveis, óleos e fluídos veiculares, fornecimentos desses combustíveis também para o abastecimento de geradores de energia das unidades do campus.

 

Por: Rosemeire Talamone, ​Divisão de Comunicação da SCS - Polo Ribeirão Preto

Lido 351 vezes