Quinta, 01 Abril 2021 09:53

Suspenso edital de intercâmbio acadêmico internacional da FEA-RP

(1 Voto)

A Congregação da FEA-RP aprovou em sua última reunião a deliberação da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) que recomendava suspender o edital 1353/202 de intercâmbio internacional para alunos de graduação no segundo semestre de 2021.

Ficam suspensos também a prorrogação de intercâmbio daqueles que se encontram no exterior, bem como a aceitação de nomeação de alunos estrangeiros que desejavam estudar na FEA-RP no mesmo semestre.

De acordo com o professor Roberto Guena, presidente da CRInt da FEA-RP, a decisão foi tomada em função da pandemia de covid-19 e está em conformidade com decisões equivalentes tomadas em outras unidades da USP, incluindo a Agếncia de Cooperação Nacional e Internacional (AUCANI), que determinou a suspensão de todos os intercâmbios sob sua responsabilidade bem como da cessão de bolsas de intercâmbio.

"A suspensão visa contribuir para reduzir os riscos de propagação mundial do vírus e de suas variantes e reduzir a exposição de alunos intercambistas a mudanças súbitas nas condições de provisão dos cursos de intercâmbio e nas regras relativas à admissão de alunos em território estrangeiro" explica o professor.

Foi decidido também o adiamento para o primeiro semestre de 2022 o intercâmbio dos alunos aprovados para o primeiro semestre de 2021, que haviam optado pelo adiamento de seu intercâmbio para o segundo semestre deste ano, condicionalmente à aceitação da instituição parceira.

Excepcionalmente poderão realizar seu intercâmbio no segundo semestre de 2021, apenas aqueles que, além de terem obtido a aceitação por parte da instituição estrangeira e/ou do país de destino, comprovadamente sejam formandos do ano de 2021 sem a possibilidade de postergar seu intercâmbio por mais um semestre e tenham ao menos uma disciplina a cursar quando do retorno do intercâmbio. A avaliação dos prováveis formandos dependerá da análise oficial do Serviço de Graduação.

Também poderão realizar intercâmbio aqueles alunos que já receberam Bolsa Santander por intermédio da AUCANI, desde que não haja possibilidade de usufruírem da bolsa recebida no primeiro semestre de 2022.

Em relação ao intercâmbio de alunos de pós-graduação, foi sugerido que os estudantes posterguem as respectivas viagens, sendo que cada situação deve ser avaliada em conjunto com o orientador e a Comissão de Pós-Graduação.

Mais informações international@fearp.usp.br

Por: Leonardo Rezende