Segunda, 01 Fevereiro 2021 16:55

Grupo de alunos da FEA-RP vence Desafio Top Gestor

Escolher bem os ativos, montar uma boa carteira de investimentos e apresentar as escolhas de forma clara. Esse era o objetivo do Desafio Top Gestor 2020, promovido pelo Banco Safra e vencido por um grupo de alunos da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. Participaram mais de 3 mil estudantes, de 500 universidades do Brasil, Portugal e Países Baixos.

A Coffeeland Asset foi formada pelos alunos Tiago dos Santos Pinho (Economia), Felipe Giovanni Mazucato (Administração), Luis Felipe Castanho Stucchi e Henrique Pellicer Machado (Economia Empresarial e Controladoria). O portfólio montado por eles foi avaliado por gestores do mercado financeiro.

O desafio começou em setembro e durou 4 meses: cada equipe deveria atuar como uma gestora de um fundo de investimentos e escolher entre diversos ativos como moedas, ações e títulos de dívida pública, fazendo pelo menos uma alocação e até uma realocação por mês. A cada alocação, a equipe deveria produzir uma carta para o investidor, com uma análise do cenário nacional e mundial sobre finanças, política, covid-19 e justificar as decisões.

Na fase final as cinco primeiras equipes apresentaram aos diretores do banco a análise setorial, as alocações e tomada de decisão, a tese de investimento e perspectivas para o futuro.

Os membros da equipe eram familiarizados com o tema e souberam do desafio em 2019 por meio de um evento que aconteceu na faculdade promovido pelo banco em parceria com o Clube de Mercado Financeiro (CMF), organização estudantil mantida por alunos da FEA-RP.

Luis Stucchi explica que no começo, apostaram num cenário positivo para o Brasil. “Na apresentação final, no entanto, apresentamos a tese, que foi a vencedora, que uma carteira exposta apenas ao mercado doméstico do Brasil representa um risco muito elevado. E por conta disso, fizemos escolhas de ações na qual priorizamos, entre as empresas brasileiras, as que possuem foco em exportação, tendo em vista a valorização do dólar frente ao real, a recuperação econômica da China e aumento da demanda por commodities”.

Stucchi comenta que o CMF foi peça importante para o desenvolvimento da equipe: “Nós participamos ativamente das áreas de Equity Research e M&A da entidade, o que nos forneceu as ferramentas necessárias para irmos preparados ao desafio Top Gestor”.

Ele também detalha a importância da faculdade na conquista: “O conhecimento contábil foi importantíssimo para escolhermos as ações em que iríamos entrar. Juntamente com o conhecimento adquirido em macroeconomia, conseguimos analisar o cenário fiscal brasileiro e mundial com a intenção de entendermos a dinamicidade das políticas monetárias dos bancos centrais e seus impactos nos juros futuros, risco e inflação. Aplicamos princípios de finanças para compreendermos o risco empregado na nossa carteira e empregar os hedges necessários a elas”.

Além de serem avaliados para oportunidades de carreira e terem a oportunidade de participar de um workday digital no banco e um no jornal Valor, a equipe vencedora será premiada em R$20.000.

Por: Leonardo Rezende

Lido 1124 vezes Última modificação em Sexta, 05 Fevereiro 2021 13:03