Segunda, 11 Mai 2015 14:47

Integração das empresas com a FEA-RP é discutida pelo Conselho Consultivo Externo

Como aumentar a integração das empresas privadas e públicas com a FEA-RP? Foi para responder a essa questão que representantes de importantes empresas, empresários e professores estiveram na Faculdade para a segunda reunião do Conselho Consultivo Externo, realizada na sexta-feira (8). (Confira aqui a ata de registro da reunião)

A reunião foi dividida novamente em três partes. Na primeira, a Júnior FEA-RP e o Escritório de Sustentabilidade apresentaram aos conselheiros suas ações e atividades dentro e fora da escola. Na segunda parte, os conselheiros se reuniram em dois grupos para pensar em respostas para a pergunta central da reunião.

As respostas foram apresentadas à comunidade da FEA-RP no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres. "A Faculdade é cada vez mais dirigida pela demanda e é importante a abertura para saber o que o mercado espera", destacou o professor Marcos Fava Neves, coordenador do projeto. A ex-reitora da USP, Suely Vilela participou do Conselho pela primeira vez e destacou sua importância. "A USP precisa estar mais próxima e conhecer mais a sociedade. Parabéns pela iniciativa", disse.

Confira algumas das sugestões:
- Empresa 360° (evento onde as empresas possam fazer uma apresentação completa oferecendo uma visão 360° sobre seus negócios);
- Casa de Negócios (atividade relacionada ao Empresa 360° - laboratório onde o aluno pudesse escolher qual área da empresa apresentada gostaria de desenvolver trabalho, que mais tarde seria apresentado à empresa);
- Desenvolver um núcleo de produtos de desenvolvimento organizacional para trabalhar projetos completos de grande impacto para a empresa. Essa iniciativa busca integrar o trabalho da Junior FEA-RP, professores e pós-graduandos;
- Criar prêmio acadêmico patrocinado pelas empresas (ganhador receberia bolsa de estudos para estudar em instituição do exterior);
- Montar salas laboratório com o nome (patrocínio) das empresas.
- Criar convênio empresa-universidade;
- Institucionalizar estudos de caso;
- Realizar feiras de recrutamento e seleção de candidatos para estágios e trainee;
- Ampliar o envolvimento dos professores no processo de estágio.

*Fotos: Luiz Fernando Laguna

Em prática
A primeira reunião do Conselho Consultivo Externo foi realizada em novembro de 2014 com foco em como aproximar a FEA-RP do mundo empresarial e do mercado de trabalho.

Na época, os conselheiros sugeriram diversas melhorias (Confira aqui a lista completa de sugestões da primeira reunião). Algumas ainda estão em discussão nos Departamentos, mas muitas já foram concluídas e colocadas em prática.

Maior integração do corpo docente com o mercado e a discussão de casos de sucesso no mundo empresarial foram algumas das sugestões dadas pelos conselheiros e que já estão em prática.

A disciplina de Agronegócios e Mercados Futuros, oferecida pelo Departamento de Contabilidade é um dos exemplos. A disciplina conta com discussões de estudos de caso em agronegócios, presentes no livro Economia das Organizações: Formas Plurais e Desafios, de Claude Menard e Sylvia Saez. Além disso, conta também com palestras de profissionais do setor. A primeira delas ocorreu no dia 7 de abril, com Douglas Ribeiro, da PWC. De acordo com o professor Sigismundo Bialoskorski Neto, outras duas palestras já estão em planejamento.

Outros exemplos de sugestões já colocadas em prática é o convite a empresários para participarem das bancas de TCC dos alunos e a ampliação do oferecimento da disciplina Ética e Política a todos os cursos oferecidos pela Unidade.

O Conselho Consultivo Externo é um dos projetos prioritários da gestão do diretor Dante Pinheiro Martinelli. O projeto conta com a ajuda da assistente técnica de gabinete, Fabiana Abreu e da funcionária Sandra Soraya Parreira de Freitas Salomão. A próxima reunião já está agendada para o dia 6 de novembro de 2015.

Lido 8206 vezes Última modificação em Terça, 26 Mai 2015 14:06