Viernes, 15 Junio 2018 10:14

Inscrições abertas para participação em grupos de estudo de Laboratório

(1 Vote)

Estão abertas as inscrições, até 22 de junho, para a seleção de alunos de graduação para grupos de estudo promovidos pelo Laboratório de Economia, Matemática e Computação, coordenados pelo professor Jefferson Bertolai, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

A seleção dos alunos ocorrerá entre os dias 1º e 31 de agosto e serão usados como critérios o desempenho acadêmico do candidato, seu estágio de evolução no curso de graduação e sua motivação para participação no grupo.

Os projetos terão duração de 12 meses, com início previsto para 1º de setembro. Para participar, o interessado deve enviar, até 22 de junho, um e-mail para jbertolai@fearp.usp.br com as informações:

• Grupo de Estudo de interesse
  • Nome
  • Número USP
  • Curso
  • Ano de ingresso

Oportunidade de Bolsa

Os interessados em concorrer a bolsa de estudos para participar dos projetos podem se candidatar no Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP. O link disponibiliza o edital PUB-USP com as orientações para a candidatura. O período de inscrições para concorrer à bolsa é o mesmo do projeto. A inscrição via e-mail é obrigatória para todos os interessados em participar dos projetos, já a inscrição para bolsa deve ser feita somente pelos candidatos interessados no auxílio.

Os grupos de estudo

Grupo de Estudo em Lógica Matemática

Este projeto inicia sua 3ª edição em 2018 e é um programa de Ensino Complementar cujo público alvo é composto por alunos de graduação em Economia, Economia Empresarial e Controladoria e Matemática Aplicada à Negócios. O objetivo específico é desenvolver a habilidade de demonstrar proposições utilizando Lógica Matemática.

Como aplicação das habilidades desenvolvidas, serão estudados dois conceitos fundamentais da Teoria Econômica: "Relações de Preferências" e "Regras de Escolha". Estes conceitos formam a base para a Teoria do Consumidor.

Ao final do projeto, o aluno terá desenvolvido as habilidades necessárias para ler, entender e construir demonstrações matemáticas. Como objetivo amplo, este projeto busca promover a intersecção entre Teoria Econômica e Matemática junto aos alunos de graduação.

Grupo de Estudo em Linguagem de Programação

Este projeto inicia sua 2ª edição em 2018 e é um programa de Ensino Complementar cujo público alvo é composto por alunos de graduação em Economia, Economia Empresarial e Controladoria e Matemática Aplicada a Negócios.

O objetivo específico é desenvolver a habilidade de resolver numericamente modelos econômicos utilizando a linguagem de programação Python. Como objetivo amplo, este projeto busca promover a intersecção entre Teoria Econômica e Computação junto aos alunos de graduação. Para a aplicação das habilidades desenvolvidas, serão estudados modelos clássicos da Teoria Econômica:

• Oferta e Demanda: cálculo do preço e da quantidade de equilíbrio;
  • Crescimento Econômico (Solow): cálculo da evolução do capital agregado até seu nível estacionário;
  • Renda Nacional (IS-LM): cálculo da renda de equilíbrio e de efeitos de política econômica;
  • Desemprego (Lake model): cálculo do nível estacionário da taxa de desemprego;
  • Escolha Intertemporal: cálculo da escolha de poupança ótima para o consumidor;
  • Escolha sob incerteza: cálculo da escolha de poupança ótima para o consumidor sob risco;
  • Dilema dos Prisioneiros: cálculo dos Equilíbrios de Nash do jogo;
  • Oligopólio: cálculo de preço e quantidades de equilíbrio;
  • Equilíbrio Geral: cálculo do vetor de preços do Equilíbrio Competitivo;
  • Matching: cálculo do casamento (matching) estável;
  • Caixa de Edgeworth: cálculo das alocações na curva de contrato (eficientes no sentido de Pareto);
  • Desenho de Mecanismo: cálculo do mecanismo (instituição) ótima para lidar com informação assimétrica.

Grupo de Estudo em Criptomoedas e Blockchain

Este projeto inicia sua 1ª edição em 2018 e é um programa de Ensino Complementar Interdisciplinar, cujo público alvo é composto por alunos de graduação em Economia, Economia Empresarial e Controladoria, Matemática Aplicada a Negócios, Computação e Direito.

O objetivo específico é promover entre estudantes de graduação da USP "a absorção, a análise e a disseminação do conhecimento científico relacionado ao fenômeno de surgimento de criptomoedas, com especial ênfase nas implicações da tecnologia blockchain para a organização da sociedade."

Ao final do projeto, o aluno desenvolverá um relatório relacionando sua área de formação e a Teoria Econômica com o fenômeno "Criptomoedas e Blockchain". Como objetivo amplo, este projeto busca promover junto aos alunos de graduação as seguintes interseções:

• Entre Teoria Econômica e Matemática;
  • Entre Teoria Econômica e Computação;