O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação e Economia Social (LEPES) promove, no mês de maio, dois eventos com enfoque na educação. Serão discutidas a saúde mental no contexto escolar e as políticas públicas na educação infantil.
No dia 15 de maio, das 16h às 18h, o Auditório Ivo Torres (FEARP/USP) receberá o encontro "Pertencimento e Promoção de Saúde Mental no Contexto Escolar: Como promover uma jornada de pertencimento e cuidado?". As palestrantes serão as assistentes de pesquisa Gabriela Gomes e Hilem Fuentes.
O foco do debate será como o pertencimento, a promoção da saúde mental e a prevenção de violências orientam as ações da equipe de Desenvolvimento Integral do laboratório. Será apresentado como o LEPES tem apoiado a rede de ensino de Barretos (SP) para a inserção efetiva dessas temáticas no cotidiano das escolas.
Já no dia 29 de maio, também das 16h às 18h, o evento "A Educação Infantil na Cruzada das Políticas Públicas: Entre as diretrizes nacionais e os incentivos para implementação" ocorrerá no Cineclube Cauim, em Ribeirão Preto. A mesa-redonda contará com os pesquisadores Camila Martins, Júlia Córdoba e Walacy Maciel, integrando as áreas de Pedagogia, Psicologia e Economia.
A discussão abordará os desafios enfrentados por gestores públicos na implementação de políticas dos últimos quatro anos, analisando o avanço de normativas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. O objetivo é debater os descompassos entre o que é normatizado e o desenho dos incentivos práticos nos municípios, buscando soluções para assegurar a identidade e as especificidades da Educação Infantil.
As programações contarão com exibição de vídeo, momentos de interação com o público e diálogo com especialistas, favorecendo um espaço de escuta e reflexão.
Por: João Eduardo Cipriano, Assessoria de Comunicação da FEARP.