Praticar atividades físicas e porque não... mentais?

 

Neuróbica - você sabe o que é? 

Evitar fazer tudo no automático ajuda a turbinar a memória e a concentração

Quem foi que disse que o cérebro não precisa de exercícios para se manter ativo? Se o nosso corpo necessita de malhação para ficar sempre em ordem e cheio de disposição, por que com a mente seria diferente?
"O objetivo da neuróbica é estimular os cinco sentidos por meio de exercícios, fazendo com que você preste mais atenção nas suas ações e então, melhore seu poder de concentração e a sua memória", explica a psicóloga especialista em análise comportamental e cognitiva, Mariuza Pregnolato. "Não se trata de acrescentar novas atividades à sua rotina, mas de fazer de forma diferente o que é realizado diariamente".
 O cérebro também vai perdendo sua capacidade produtiva ao longo dos anos e, se não for treinado com exercícios, pode falhar. O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, criou o que é chamado de neuróbica, ou seja, uma ginástica específica para o cérebro. 

 Vamos praticar? O desafio da neuróbica é fazer tudo aquilo que contraria ações automáticas, obrigando o cérebro a um trabalho adicional, por isso: 

 
1 - Use o relógio de pulso no braço direito; 
2 - Ande pela casa de trás para frente; 
3 - Vista-se de olhos fechados; 
4 - Estimule o paladar, coma comidas diferentes; 
5 - Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado; 
6 - Veja as horas num espelho; 
7 - Troque o mouse do computador de lado; 
8 - Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda - ou a direita, se for canhoto; 
9 - Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente; 
10 - Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro; 
11 - Folheie uma revista e procure uma fotografia que lhe chame a atenção. Agora pense 25 adjetivos que ache que a descrevem a imagem ou o tema fotografado; 
12 - Quando for a um restaurante, tente identificar os ingredientes que compõem o prato que escolheu e concentre-se nos sabores mais subtis. No final, tire a prova dos nove junto ao garçom ou chef
13 - Ao entrar numa sala onde tenha muita gente, tente determinar quantas pessoas estão do lado esquerdo e do direito. Identifique os objetos que decoram a sala, feche os olhos e enumere-os; 
14 - Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras; 
15 - Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes; 
16 - Compre um quebra cabeças e tente encaixar as peças corretas o mais rapidamente que conseguir, cronometrando o tempo. Repita a operação e veja se progrediu; 
17 - Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa; 
18 - Aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver; 
19 - Ouça as notícias na rádio ou na televisão quando acordar e escreva os pontos principais de que se lembrar; 
20 - Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra; 
21 - A proposta é mudar o comportamento rotineiro. Tente, faça alguma atividade diferente com seu outro lado do corpo e estimule o seu cérebro. Se você é destro, que tal escrever com a outra mão?