O pós-doutorando Dr. Alexandre de Castro Moura Duarte apresentará no dia 13 de dezembro o seminário intitulado Boas práticas para o pronto atendimento de hospitais filantrópicos que possam contribuir para a sustentabilidade financeira das operadoras de planos de saúde. A participação é gratuita e não há necessidade de inscrição.

Data: 13 de dezembro de 2018

Horário: 17h

Local: Sala 44B, Bloco A, FEARP/USP

Resumo: 

Em muitos hospitais, as unidades de urgência e emergência são o ponto de entrada relativo aos cuidados críticos da saúde. A unidade de pronto atendimento, PA, é caracterizada por grande complexidade na prestação de serviços de saúde, justificando uma abordagem coordenada em relação ao projeto e garantia da qualidade (Shah, 2006; El Sayed, 2012). 

Uma alta qualidade de atendimento em um pronto atendimento deve proporcionar uma experiência ideal de atendimento ao paciente, onde processos padronizados apoiados pela tecnologia atendam às necessidades dos usuários. Embora gerentes de organizações de saúde estejam familiarizados com várias medidas de desempenho, os processos de melhoria contínua da qualidade,  gestão da qualidade total (TQM), reengenharia de processos, benchmarking e lean six sigma estão sendo cada vez mais usados na gestão dos cuidados da saúde (Dey e Hariharan, 2007).

Visando auxiliar as operadoras de planos de saúde a entregar um serviço de saúde de alta qualidade para o usuário, este trabalho utilizou-se da a ferramenta da qualidade, método QFD, Quality function deployment, ou simplesmente desdobramento da função qualidade. O QFD é um método para transformar as demandas do usuário em qualidade de design, implantando os processos e métodos para alcançar a qualidade do projeto em subsistemas e elementos específicos do processo de operação (Akao, 1990). 

Desta forma, este trabalho tem como objetivo a proposição de boas práticas em um PA, conforme a visão do usuário, para as OPS que desejam melhorar o seu nível de serviço e, consequentemente, tornarem-se ou se manterem sustentáveis financeiramente.