Quarta, 09 Novembro 2016 12:09

Estudantes criam plataforma para acompanhar licitações

A ferramenta, criada por alunos da FEA-RP e da POLI, acompanha licitações públicas e forma simples e intuitiva e já foi premiada

Os estudantes de graduação Gabriel Hissnauer Leal de Britto, Renan Antônio da Rocha e Ricardo Vizzoto Stage, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) e Erick Takechi Mine Rezende, da Escola Politécnica (POLI), ambas da USP criaram Plataforma de Acompanhamento de Licitações Públicas (PALP).

O objetivo da plataforma é apresentar os dados de obras públicas de forma simples e intuitiva. Os dados são relacionados à empresa que vai executar o contrato de licitação, o valor do contrato, informações sobre a execução e o prazo de término da obra.

A plataforma também informa detalhes das empresas ganhadoras das licitações, com o objetivo de investigar a existência da empresa e transparência dos contratos. Além disso, a PALP possui uma aba de participação popular que serve para complementar os dados da execução das obras.

Prêmio

A equipe ficou com o prêmio de melhor solução em Transparência e Combate à Corrupção no HackathonUSP e-Governance. O Hackathon é um evento onde equipes de até quatro pessoas desenvolvem soluções criativas para o tema proposto, em um período de 24 horas. A solução pode ser por meio de software ou hardware.

O evento, organizado pelo Núcleo de Empreendedores (NEU) da USP na capital e IME Workshop do Instituto de Matemática e Estatística da (IME) da USP, ocorreu no início de novembro, em São Paulo, e teve como tema Criando soluções de ética em pesquisa, transparência e eficiência na gestão pública.

O objetivo foi “explorar o potencial transformador da tecnologia para melhorar a nossa relação com as instituições públicas, em particular as universidades, tendo como foco três pilares essenciais para uma boa gestão: ética, transparência e eficiência”.

Os alunos ganharam Google Cardboard (óculos de realidade virtual), troféu individual e mentoria de três meses no NEU, para fazer o projeto se tornar viável e acessível a todos.

Os alunos da FEA-RP fazem parte do Centro de Estudos em Políticas Públicas Contemporâneas, coordenado pela professora Cláudia Souza Passador.

Alunos premiados Hackathon

Lido 1983 vezes Última modificação em Quarta, 09 Novembro 2016 12:15