Quarta, 22 Junho 2016 13:56

Fórum discutiu os rumos da gestão esportiva no Brasil

O MBA Gestão Esportiva promoveu, no último dia 11 de junho, um fórum para discutir o atual momento e o futuro da Gestão Esportiva no Brasil. Participaram do evento diversos palestrantes do estado de São Paulo e, na plateia, público de diversas profissões.

O primeiro a falar foi o advogado e consultor em direito esportivo Rodrigo Castro. Ele falou sobre o Projeto de Lei 5082/2016, do deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), que propõe aos clubes e à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tornarem-se sociedades anônimas e viabilizarem a abertura de capital negociado na Bolsa de Valores. Para ele, esse seria um passo para a reestruturação e modernização da gestão do futebol brasileiro.
Depois, falou o presidente do Grupo Cabral, Valquírio Cabral Júnior. Ele é formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, com experiência de 30 anos na Lupo, sendo 15 como diretor comercial. Na palestra, contou como o marketing esportivo é importante para as modalidades, além de apresentar cases de sucesso na profissão, como o patrocínio da volta aos gramados do ex-jogador Ronaldo Fenômeno.

Após a exposição, os dois palestrantes participaram de um debate sobre a indústria do esporte no interior de São Paulo, com o vice-presidente de marketing do Botafogo Futebol Clube, o advogado de direito desportivo Alexandre Bortolatto e o professor da Escola de Educação Física da USP Cláudio Rocha.

Logo depois do almoço, o advogado Bruno Pala, sócio da startup “Vai Dar Jogo” falou sobre a evolução do aplicativo desenvolvido por ele e a influência das novas tecnologias para os atletas amadores.
Na sequência, a coordenadora de cursos e ensino na Universidade do Futebol, Ana Lorena Marche, falou sobre a área de estudos do futebol e traçou um panorama desse esporte no Brasil, desde os investimentos na base até chegar à gestão esportiva.

Por fim, encerrando as atividades, ela, junto com o empresário do mercado esportivo Betto Rappa, o gerente de marketing da Ferroviária de Araraquara Felipe Blanco, o Associate Account Executive do Grupo Turner, Bruno Macedo e ex-judoca profissional, doutor em Educação Física e mestre em Gestão Esportiva, Leandro Mazzei, representando a Associação Brasileira de Gestão Esportiva, a ABRAGESP participaram do segundo debate do evento, que falou sobre mercado esportivo.

Lido 2822 vezes Última modificação em Quarta, 22 Junho 2016 14:03