Quarta, 21 Outubro 2015 13:59

Evento “Estrutura Departamental na Universidade de São Paulo” será realizado no dia 13 de novembro

A Diretoria e a Comissão para Estudo e Avaliação da Estrutura Departamental da FEA-RP realizam no dia 13 de novembro, às 14h, no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres (Bloco A), evento para discutir a estrutura departamental na Universidade de São Paulo.

No evento serão apresentadas as experiências da FEA-RP, FEA, Faculdade de Direito e Faculdade de Direito de Ribeirão Preto, Escola de Artes, Comunicação e Humanidades (EACH) e Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq). Apresentando assim unidades estruturadas por departamentos diretamente relacionados aos cursos oferecidos, unidades compostas por departamentos relacionados às áreas de conhecimento e unidade não departamentalizada.

“A definição da estrutura organizacional tem grande impacto na personalidade da organização”, explica o presidente da Comissão, professor João Luiz Passador. De acordo com ele, o evento é importante ajudar a entender as estruturas de outras unidades e se podem ser adaptadas ou não à Faculdade.

O evento é aberto a alunos, professores e funcionáriosda FEA-RP. Os interessados devem confirmar presença pelo telefone (16) 3315-4962 ou pelo e-mail atac@fearp.usp.br

Confira a programação:
14h às 14h40 - Prof. Dr. Eliseu Martins - experiência da FEA e FEA-RP;
14h45 às 15h25 - Prof. Dr. Ignacio Maria Poveda Velasco - experiência da FD e da FDRP;
15h30 às 15h40 – Intervalo;
15h45 às 16h25 - Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo - experiência da EACH;
16h30 às 17h10 - Prof. Dr. Carlos Jose Caetano Bacha - experiência da Esalq;
17h15 às 18h - Discussões gerais

- Comissão
Os debates sobre a estrutura departamental nas universidades públicas surgiram há vários anos. Em 2013, a Unesp organizou evento com a temática “O futuro dos departamentos”. Na oportunidade, representantes de diversas unidades de ensino, incluindo a USP, participaram do evento para discutir o tema (confira os links no final da reportagem).

Pensando na importância de discutir o assunto, a Comissão para Estudo e Avaliação da Estrutura Departamental da FEA-RP foi criada em julho de 2015 pelo diretor Dante Pinheiro Martinelli. Presidida pelo professor João Luiz Passador e secretariada pelo funcionário Geraldo Vitali Neto, a comissão é composta pelos professores Maria Lúcia Lamounier e Eugênio José Silva Bitti, pela assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima e pelo representante discente na Comissão da Graduação, Matheus Alves Albino.

Confira os links:
Prof. Fernando Coelho (Caso da EACH/USP): www.youtube.com/watch?v=_GzK88Mo8ss
Prof. Eunice Durham (História da Departamentalização): www.youtube.com/watch?v=fTvg5-3dxCk
Prof. Mario Arrigoni (Críticas à Estrutura Departamental): www.youtube.com/watch?v=UMbQ0BrlQJA
Prof. Marcos Felipe de Sá (Caso da FMRP/USP): www.youtube.com/watch?v=YjSru_MvIow

Lido 2752 vezes Última modificação em Quarta, 21 Outubro 2015 15:52