Quarta, 17 Junho 2015 11:53

Clickers: aparelhos de avaliação instantânea são usados pela 1ª vez na FEA-RP

A Faculdade recebeu diversos personal response systems (sistemas pessoais de resposta), também conhecidos como clickers, para uso em sala de aula. Os aparelhos, semelhantes a um controle remoto, permitem ao professor obter respostas rápidas dos alunos a questões propostas.

Os clickers foram utilizados na Faculdade pela primeira vez na semana passada durante a aula da disciplina Tecnologia e Sistemas de Informação, ministrada pelo professor do Departamento de Contabilidade, José Dutra de Oliveira Neto. Ao final da aula, Dutra aplicou um questionário relacionado ao conteúdo abordado e os alunos responderam as questões de múltipla escolha por meio dos clickers.“Tanto o professor como o aluno já ficam sabendo os resultados instantaneamente”, comenta Dutra.

Os alunos aprovaram o uso dos clickers em sala de aula. Edeilton Torres de Brito, do curso de Economia Empresarial e Controladoria (ECEC), disse que os aparelhos são uma importante ferramenta para analisar o desempenho dele e da turma. “Fazemos o teste e sabemos o resultado na hora. Outras disciplinas que aplicam testes de múltipla escolha também poderiam usar a ferramenta.”

Dutra afirma que os clickers ajudam também o professor a planejar as aulas, já que é possível saber o desempenho da sala antes de aplicar uma avaliação final, por exemplo.

Os clickers estão disponíveis na Seção Técnica de Informática (STI) e podem ser utilizados nas aulas ministradas nos laboratórios de informática.

Fotos: Eduardo Alexandre Gula

clickers2  dutra clickers

Alunos aprovaram o uso dos clickers; professor Dutra: aparelhos ajudam no planejamento das aulas

Lido 6783 vezes Última modificação em Quarta, 24 Junho 2015 09:57