Segunda, 09 Março 2015 11:45

Trainee: desenvolvimento acelerado da carreira

Um programa de trainee no currículo é o sonho de muitos jovens que desejam desenvolvimento acelerado da carreira. Vistos como portas de entrada valiosas, os programas oferecidos pelas empresas possibilitam que os jovens profissionais tenham uma visão ampla de todo o negócio.

"É uma maneira privilegiada [iniciar a carreira como trainee], porque não é como ser contratado por uma empresa e começar a trabalhar em uma área, o profissional vai aprender primeiro, vai ter um tempo precioso para o aprendizado, para o entendimento do negócio", afirma a professora do Departamento de Administração, Adriana Caldana, que tem pesquisas nas áreas de gestão de recursos humanos, comportamento e desenvolvimento organizacional.

De acordo com Adriana, o aprendizado possibilitado nos programas de trainee habilita os jovens a formar determinadas capacidades estratégicas que eles não teriam se fossem contratados da maneira convencional.

- Carreira global
Oferecidos por empresas de renome e que atuam, muitas vezes, em todo o mundo, os programas de trainee atraem jovens interessados em construir uma carreira global. "O jovem sabe que em uma empresa global ele pode começar a trabalhar no Brasil e depois ir para o exterior", diz Adriana.
Ainda segundo ela, outro atrativo dos programas de trainee é a segurança de iniciar bem a carreira profissional. O jovem entrará em uma empresa de renome, que pode oferecer um programa bem estruturado, com bons salários, benefícios e grandes chances de efetivação.

Foto: FEA-RP

Adriana Caldana

- Newsletter especial
Para ajudar os alunos que vão disputar uma vaga de trainee em 2015, produzimos uma Newsletter especial com dicas dadas pelos ex-alunos aprovados em programas disputados recentemente. Há informações sobre os processos seletivos e em quantos se inscrever, diferenciais dos candidatos, sites para ajudar durante todo o processo, entre outras.

Confira as reportagens:

- Quais processos seletivos escolher?

- Diferenciais nos processos seletivos

- Ajuda na web: Sites oferecem conteúdo para a conquista da tão sonhada vaga

- Doses de incentivo

Lido 5004 vezes Última modificação em Sexta, 08 Janeiro 2016 16:57