Segunda, 09 Março 2015 11:36

Quais processos seletivos escolher?

Pronto, você decidiu que vai trilhar o caminho da sua carreira por meio do programa de trainee. E nesse processo, a primeira etapa de todas é realizar a inscrição. Pode parecer uma decisão fácil, mas é aqui que surgem diversas dúvidas: Quais programas escolher? De quantos processos seletivos participar? Vários? Alguns?

Esses são os primeiros questionamentos que os candidatos enfrentam quando tomam a decisão de disputar uma vaga de trainee. Além disso, esse é o ponto principal que irá definir todo o restante do processo, do preenchimento dos dados nos sites de seleção até a conquista da oportunidade na empresa dos sonhos.

Alguns ex-alunos da FEA-RP optaram por se inscrever em vários processos seletivos. Como é o caso de Verônica da Costa Sanchez, que finalizou o curso de Administração em 2014. Aprovada na Johnson & Johnson, sua primeira opção desde o início, ela se inscreveu em mais de 30 programas. "Fui eliminada nas mais diversas etapas: currículo, testes online, entrevistas por telefone, dinâmicas em grupo e entrevistas finais", conta.

Verônica explica que apesar de ter se candidatado nos programas de suas empresas favoritas, ela sabia que deveria prestar mais processos, já que durante as etapas teria a chance de se conhecer melhor e de quebrar preconceitos em relação a algumas áreas, setores e mercados. "Fiz de cada etapa uma escola, uma vez que os pontos fortes e fracos da empresa e do candidato ficam bastante expostos e claros durante as seletivas", diz.

- Como escolher?
Alguns programas de trainee são mais concorridos do que o Vestibular da Fuvest. Há casos em que a relação de candidatos por vaga chega a mais de três mil. Pensando nisso, o candidato deve saber quais programas priorizar para aumentar as chances de conseguir uma vaga.

Os ex-alunos da FEA-RP que foram aprovados como trainee são unânimes: na hora da decisão, é importante levar em conta o perfil da empresa e se os valores dos candidatos são compatíveis com os da organização. "Realizei as minhas inscrições nos processos seletivos considerando a minha afinidade com a empresa", afirma Henrique de Souza Bezerra, ex-aluno do curso de Administração, formado em 2014. "Fui aprovado no processo seletivo da Riachuelo, com o qual tive maior envolvimento." Ao todo, ele se inscreveu em nove processos, mas acredita que sua afinidade com o business da empresa permitiu que se destacasse.

Ex-aluna do curso de Ciências Econômicas, Alícia Pardini de Melo se inscreveu em vários programas de trainee. Formada em 2014, ela diz que fez inscrição em cerca de 40 e foi aprovada no Itaú-Unibanco. A vasta pesquisa que realizou sobre cada empresa e seus setores de atuação a ajudaram a definir quais programas priorizar. Tanto que quando foi chamada pelo Itaú-Unibanco, desistiu das outras vagas que disputava.

Fotos: Arquivo pessoal

Verônica, Henrique e Alícia: dicas para escolher quais programas participar