Sexta, 20 Fevereiro 2015 14:41

Pesquisa com egressos segue em desenvolvimento

Há pouco mais de um ano, a FEA-RP produziu uma newsletter impressa especial sobre seus egressos. A publicação mostrou setores de atuação, empregabilidade, formação complementar, localização no Brasil e no mundo, entre outras informações sobre os antigos alunos dos cursos de graduação. (Confira aqui a newsletter especial sobre os egressos)

As notícias dessa publicação foram baseadas na pesquisa "Os alunos da FEA-RP: do ingresso ao êxito no mercado de trabalho", cuja primeira etapa buscou responder questões relativas à inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Desenvolvida pelos professores Elaine Pazello e Claudio Miranda, com a colaboração da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima e monitores, a pesquisa foi realizada com os egressos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Economia Empresarial e Controladoria (ECEC) e Matemática Aplicada a Negócios (MAN), porém, devido à reduzida quantidade de respostas dos dois últimos (em função do baixo número de turmas formadas no período), os resultados referentes a esses cursos não foram apresentados.

A pesquisa com os egressos segue em desenvolvimento e agora conta também com a participação do funcionário do Serviço de Pós-Graduação, Matheus Carlos da Costa, que irá atuar na pesquisa com os alunos da pós.

De acordo com Cristina Bernardi Lima, o próximo passo é criar um sistema que possibilite o uso de um questionário permanente, onde os ex-alunos poderão apenas atualizar informações. "A ideia é que isso possibilite uma avaliação contínua", explica. Ainda segundo ela, a Faculdade realizará um evento com os ex-alunos, em data a ser definida.

Um dos principais focos da atual diretoria da FEA-RP, liderada pelo professor Dante Pinheiro Martinelli, é o trabalho envolvendo os ex-alunos da Unidade. O objetivo é criar um Conselho de Egressos para verificar a efetividade da aplicação prática do conhecimento adquirido nas aulas da Faculdade. A pesquisa e o Conselho possibilitarão o retorno das necessidades de mercado e a percepção do mercado empregador sobre a FEA-RP.

A pesquisa com egressos também originou artigo científico e foi publicada na revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, publicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o tema "Egressos como instrumento de avaliação institucional: uma análise da formação e empregabilidade dos egressos da FEA-RP/USP". O artigo pode ser acessado por meio do link https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2015v8n1p298

Lido 3154 vezes Última modificação em Sexta, 20 Fevereiro 2015 15:23