Sexta, 20 Fevereiro 2015 14:27

Projeto desenvolvido na FEA-RP leva educação financeira a todo Brasil

A educação financeira é apontada como um dos caminhos para diminuir a inadimplência entre os jovens brasileiros.

Foi com a ideia de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiarque surgiu o Pé de Meia, projeto desenvolvido pela entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro (CMF), sob a supervisão do professor Alexandre Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

O piloto do projeto foi realizado em uma escola de Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio do ano seguinte, o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis e no mesmo ano foi destaque de reportagem do programa Globo Repórter. Desde então, já atendeu mais de 1.700 pessoas e se estendeu para as cidades de Cravinhos, Sertãozinho e Campinas, além de Uberaba (MG) e Vitória (ES).

Foto: Dulcelene Jatobá

Gravação do Globo Repórter

- Pé de Meia Empresarial
Nas escolas, as aulas do projeto Pé de Meia são ministradas em quatro módulos, que dão aos alunos a percepção de que é possível manter o equilíbrio financeiro mesmo com renda baixa e ao mesmo tempo evitar o endividamento e a inclusão em listas de devedores. Por meio das atividades desenvolvidas em sala de aula, os alunos conseguem planejar suas finanças para alcançar metas pessoais, como a aquisição de carro ou da casa própria.

Logo no início do desenvolvimento do projeto, surgiu a demanda de implementá-lo não apenas em escolas, mas também em empresas públicas e privadas. Para atender o novo público alvo, o conteúdo passou por adaptações e reestruturações. Assim, surgiu o Pé de Meia Empresarial, que concentra todos os assuntos em um único módulo ministrado e que aborda conceitos como sonhos, poupança, inflação, juros, cartões de crédito, refinanciamento de dívidas, tipos de investimentos, entre outros tópicos.

- Moção de Apoio
Em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, a equipe do Projeto Pé de Meia recebeu uma moção de apoio da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, em julho de 2013. O projeto foi aprovado em sessão pelos vereadores e encaminhado ao professor Alexandre Nicolella. O requerimento destacou as atividades realizadas pelo projeto junto a 120 alunos das salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas municipais de Ribeirão Preto.

- Mudança de vidas
O Pé de Meia ajudou a mudar a vida não só dos participantes, mas também dos alunos da FEA-RP envolvidos no projeto. Simone Prado, aluna do curso de Economia Empresarial e Controladoria (ECEC), diz que o projeto foi sua maior experiência profissional. "Não estávamos ali para apenas ministrar um curso de educação financeira, fazíamos também a gestão do projeto", conta, destacando as oportunidades de aprender a lidar com um grande volume de atividades, negociação com clientes, administração de recursos humanos e financeiros, entre outros.

Gabriel Besbati, também aluno de ECEC, foi um dos envolvidos no nascimento do projeto. Ele afirma que o Pé de Meia proporcionou crescimento pessoal. "Além do refinamento da minha disciplina e responsabilidade profissional, o projeto me ajudou a perceber como podemos mudar positivamente a vida de outras pessoas", diz.

Todo semestre, cerca de 15 alunos dos cursos de graduação da Faculdade se envolvem nas atividades do Pé de Meia.

Foto: Cristina Bernardi Lima

Aulas do Pé de Meia são ministradas pelos alunos da Faculdade