Quarta, 08 Junho 2016 14:35

Pé de Meia leva educação financeira a mais de 200 guardas-marinha no Rio de Janeiro

O Projeto Pé de Meia levou educação financeira a mais de 200 guardas-marinha do Navio-Escola “Brasil” no Rio de Janeiro (RJ) no último dia 31 de maio. A aula fez parte da comemoração da 30ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM).

“Os participantes são jovens que estão começando a vida adulta e logo terão responsabilidades financeiras importantes”, afirma o professor do Departamento de Economia Alexandre Nicolella, que ministrou a aula do Projeto junto ao aluno Renan Rossetti, monitor do Pé de Meia e vice-presidente da entidade estudantil Clube de Mercado Financeiro.

Pela primeira vez, o diretor Dante Pinheiro Martinelli teve a oportunidade de acompanhar uma aula do Projeto fora das dependências da Faculdade. “Fiquei impressionado. Esse é um projeto consolidado, que leva benefícios para a comunidade e consegue atingir diferentes públicos”, diz ele.

A aula no Navio-Escola “Brasil” foi uma iniciativa da parceria entre o Projeto Pé de Meia e a Zetra, empresa de tecnologia para o mercado de crédito consignado. “No atual momento, em que cerca de 40% das famílias brasileiras estão endividadas, facilitar o acesso a esse tipo de informação aos guardas-marinha é algo muito satisfatório”, comenta Flávio Náufel, diretor Comercial, Comunicação e Marketing da Zetra.

Por meio da parceria com a empresa, o Projeto Pé de Meia já levou educação financeira a várias instituições públicas de cidades como Campinas, Vitória, Vila Velha e Recife. “Essa é uma parceria importante porque ajuda o Projeto a alcançar mais pessoas”, diz Nicolella.

- Guardas-marinha
“Tivemos um recorde de atendimento em apenas uma única aula”, afirma o monitor do projeto, Renan Rossetti. Ao final da aula, os guardas-marinha formaram fila para tirar dúvidas com os palestrantes. As principais dúvidas foram referentes às formas de investimento. "Um dos questionamentos frequentes foi sobre que tipo de investimento é mais vantajoso que a caderneta de poupança”, explica Renan.

O Navio-Escola “Brasil” iniciará sua jornada no dia 18 de julho, saindo do Rio de Janeiro. O trajeto inclui outras paradas no Brasil e, em seguida, parte para a Europa, atracando em portos de países como Portugal e Espanha. O retorno está previsto para o mês de dezembro, quando os guardas-marinha completam a fase final de avaliação.

*Fotos: Divulgação

- Pé de Meia
Foi com a ideia de conscientizar jovens estudantes sobre a importância de contribuírem com o planejamento familiar que surgiu o Pé de Meia, projeto desenvolvido pelo Clube de Mercado Financeiro, sob a supervisão do professor Alexandre Nicolella e da assistente acadêmica Cristina Bernardi Lima.

O piloto do projeto foi realizado em uma escola de Ribeirão Preto, no final de 2012. Em maio do ano seguinte, o projeto foi implantado pela primeira vez de forma integral na cidade de Altinópolis e no mesmo ano foi destaque de reportagem do programa Globo Repórter. Desde então, já atendeu cerca de 3.500 pessoas e se estendeu para todo o Brasil.

Para saber mais sobre o Projeto, acesse: www.fearp.usp.br/pt-br/pedemeia/inicial.html

Lido 3321 vezes Última modificação em Quarta, 08 Junho 2016 14:47