Quarta, 18 Setembro 2013 18:49

Congregação aprova proposta dos diretores da USP para eleição de reitor

(1 Voto)

Em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (18), a Congregação da FEA-RP aprovou a proposta dos diretores da USP para a eleição de reitor. Dentre os pontos apresentados na proposta está a inscrição por chapa (reitor e vice) com apresentação de programa de ação para o mandato.

A proposta dos diretores estabelece ainda que a eleição deve ser realizada em apenas um turno. Porém, a FEA-RP fará a observação de que a eleição deve acontecer em dois turnos, com o mesmo colégio eleitoral.

Durante a reunião extraordinária, o diretor Sigismundo Bialoskorski Neto ainda sugeriu que a Congregação já aprovasse alguns pontos sobre a Faculdade e a USP que possam ser futuramente discutidos com os candidatos a reitor. Dentre eles estão: reforma de governança na Universidade, descentralização das decisões e do orçamento, mapeamento de processos administrativos e racionalização, redução do número de alunos por classe na Faculdade, novos prédios para a Unidade, mudança no organograma e mais funcionários para o International Office.

Foi aprovada também a criação de uma comissão eleitoral dentro da FEA-RP, formada por representação da Congregação no Conselho Universitário (CO), representação discente e de funcionários na Congregação e CTA. Segundo o diretor, essa comissão será responsável por animar o processo eleitoral para reitor dentro da Unidade, promovendo atividades como debates etc.

Assim como na discussão geral sobre a ampliação da democracia na USP, realizada na semana passada (saiba mais aqui), a reunião extraordinária da Congregação foi marcada pela baixa audiência.

- Democracia na USP
Em julho deste ano, o reitor João Grandino Rodas escreveu carta aberta sobre a participação de professores, alunos e funcionários na ampliação da democracia na USP e sugeriu mudanças no sistema de escolha de dirigentes da instituição. Para incentivar a discussão, foi criado o site http://democracia.usp.br/ onde é possível encontrar informações sobre propostas, datas de debates, entre outros.

Lido 2677 vezes Última modificação em Quinta, 19 Setembro 2013 09:52