Quarta, 18 Setembro 2013 18:09

Como fazer para atrair a atenção dos alunos da geração Y em sala de aula?

Eles só fazem o que gostam. São apressados, agem por impulso, mas prezam a liberdade e são preocupados com questões do meio ambiente. Essas são algumas das características da geração Y, jovens que nasceram na década de 1980 até 2000 e que atualmente são grande parte do público nas universidades. Como fazer para atrair a atenção desses alunos em sala de aula?

De acordo com o professor José Carlos Ângelo Cintra, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), a solução é entender melhor as características dessa geração. "A Universidade precisa se debruçar sobre esse assunto porque daqui a pouco a geração Z irá chegar às salas de aula e ainda não teremos estudado nem a Y", afirmou. Ele participou de palestra durante o VII Encontro de Professores de Ciências Contábeis, realizado nos dias 13 e 14 de setembro e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA-RP, em parceria com a Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia, da Universidade Federal de Goiás (FACE/UFG).

Cintra afirmou que por ser uma geração multitarefa, as aulas precisam despertar curiosidade. "Não é valorizar apenas o conteúdo, porque isso os alunos podem encontrar também na internet, mas também a parte prática", explicou ele, enfatizando que a criatividade do professor para montar as aulas é um diferencial. "Não só as universidades, mas as empresas também precisam moldar-se às características dessa geração."

O VII Encontro de Professores de Ciências Contábeis reuniu 62 participantes de diversos lugares do Brasil para discutir temas atuais da formação dos contadores, incluindo utilização do Problem Based Learning e Elaboração de Casos de Ensino e Aulas Expositivas.

O Encontro também contou com a palestra "Muito além dos números: Desafios para o profissional da área de Contabilidade (2015-2030)", ministrada pelo chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP, Edgard Cornacchione.

Confira as fotos* do evento:

*Fotos: Gustavo de Freitas Caetano e Luiz Fernando Laguna (STI)

Lido 8775 vezes