Quinta, 20 Junho 2013 11:14

Alunos do curso de Administração participam de programa de estágio em banco de Bangladesh

(1 Voto)

Os alunos do curso de Administração, Orlando Nastri Neto e Marcelo Pires, foram selecionados para participar de intercâmbio de estágio no Grameen Bank, em Bangladesh, durante o mês de julho. O banco foi fundado pelo professor bengalês Muhammad Yunus (ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006), visando erradicar a pobreza no mundo.

A oportunidade de estágio no banco surgiu após Orlando ler livros de autoria de Yunus sobre microcrédito. "Fiquei muito interessado em conciliar realização profissional com real impacto social e, junto com alguns amigos da FEA-RP que compartilham das mesmas aspirações, procurei a oportunidade de trabalhar no Grameen", explica.

Durante a procura, eles encontraram um programa para estudantes internacionais em que seria possível trabalhar no escritório do Grameen e também nas vilas de Bangladesh. O processo de seleção para o programa de estágio contou apenas com envio de carta para comprovar que eles são estudantes e currículo. "Mas, depende muito mais da vontade do estudante em estar nesta experiência, pois não existe uma verdadeira seleção, propriamente dita", afirma Orlando.

De acordo com Marcelo, a expectativa para o intercâmbio é grande. "Estamos fazendo muitas pesquisas sobre o país, principalmente a cultura, que é bem diferente", comenta. Ele diz ainda que já conversou com alguns professores sobre a possibilidade dele e Orlando escreverem um artigo sobre a experiência.

Os alunos afirmam que querem aprender na prática como o microcrédito e os negócios sociais funcionam e tentar se inspirar para a replicação desta vertente no Brasil, onde alguns trabalhos já iniciaram recentemente.

Para saber mais sobre o Grameen Bank acesse http://www.grameen-info.org/.

Foto: Arquivo pessoal

Marcelo Pires