Terça, 05 Setembro 2017 10:00

Competição USP de Conhecimentos para aluno da rede pública paulista abre inscrição

De 23 de agosto a 18 de setembro, todo aluno matriculado no 1º, 2º e 3º ano do ensino médio das mais de 5.000 escolas da rede pública do estado de São Paulo poderão se inscrever na Competição USP de Conhecimentos, a CUCo. A ação faz parte do programa Vem pra USP!, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo.

Criada exclusivamente para estudantes da rede estadual paulista, o desafio é incentivar os estudantes a ingressar nos cursos de graduação da USP e, ao mesmo tempo, estimulá-los a melhorar o desempenho nas disciplinas que compõem o conteúdo dos programas dos processos seletivos de acesso no ensino superior. A meta é que 1 milhão de jovens participem da CUCo.

A competição está sendo organizada pela Fuvest, responsável pelo vestibular da USP. Ela terá duas provas, sendo uma on-line e outra presencial. Todo processo da CUCo foi baseado na metodologia aplicada pela Fuvest no vestibular: o site, o formato da inscrição, a divisão das provas em duas fases, as regras da competição.

“A ideia é preparar o aluno para a sistemática do exame de ingresso na USP, por isso a participação da Fuvest”, explica Antonio Carlos Hernandes, pró-reitor de graduação da USP, e idealizador do programa Vem pra USP!.

Serão premiados os melhores estudantes do 1º, 2º e 3º ano de toda escola participante. Os mais bem avaliados receberão certificados da USP, farão visitas aos laboratórios de pesquisa e, para os alunos do 3º ano, isenção na taxa do vestibular da Fuvest.

Inscrições e provas

Os candidatos devem se inscrever no site http://vemprausp.org.br. Para o cadastro, deverá preencher o formulário e informar o número do CPF e RG. Durante a semana de 25 a 29 de setembro, o aluno deverá acessar o mesmo site da inscrição para realizar a prova on-line.

Na primeira fase on-line, são 18 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais em ciências e matemática. O conteúdo dos testes é escolhido de acordo com o ano do ensino médio no qual o estudante está matriculado.

Os candidatos com o melhor desempenho, totalizando até 30% do total de inscritos, avançam para a segunda fase, que será presencial nas unidades do programa Escola da Família. As informações sobre a origem escolar dos candidatos serão verificadas pela Secretaria da Educação.

Os convocados e os locais do exame podem ser conferidos no site http://vemprausp.org.br, no dia 6 de outubro.

Prova da 2ª fase

Nessa etapa, são 45 questões de múltipla escolha: 15 de português, 15 de matemática, 10 de ciências e 5 de atualidades. O conteúdo é de acordo com o ano no qual o aluno está matriculado. A prova será no dia 22 de outubro, das 13 às 16 horas.

O estudante poderá acessar o site da CUCo para saber o seu desempenho, também será divulgada uma lista com os melhores resultados.

As perguntas da primeira fase e segunda fase da competição estão de acordo com o currículo do Estado de São Paulo para os anos iniciais e anos finais do ensino médio desenvolvido pela Secretaria da Educação paulista. Esse material está disponível neste site: http://www.educacao.sp.gov.br/curriculo.

Datas importantes

Inscrições: 23 de agosto a 18 de setembro

1ª fase - prova on-line: 25 a 29 de setembro

2ª fase - prova presencial: 22 de outubro

Vem pra USP!

Lançado em 19 de junho, o programa Vem pra USP! envolve diversas ações para incentivar o acesso de estudantes da rede pública de ensino de São Paulo aos cursos de graduação da Universidade de São Paulo, além de aproximar os professores do ensino médio da USP e contribuir na formação dos jovens como cidadãos.

A proposta do programa tem origem em projeto desenvolvido pelo pró-reitor da USP, Antonio Carlos Hernandes, enquanto coordenador de ensino e difusão científica do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (Cepid/Fapesp). A ação consistia em olimpíadas para alunos das escolas estaduais de São Paulo, com provas de matemática, química e física. Foram quatro edições que atingiram mais de 30 mil estudantes de 90 municípios paulistas.

Por Graduação USP.

Lido 4437 vezes