Quarta, 15 Julho 2015 09:32

Summer Program consolida a internacionalização da Faculdade

(1 Voto)

O Summer Program 2015 – Brazilian Business and Culture terminou na última quarta-feira (8). O curso teve início no dia 22 de junho e reuniu 16 estudantes da Universidade de Surrey (Inglaterra) e dez alunos da USP.

“Foi muito interessante e com certeza uma ótima experiência aprender mais sobre a economia e cultura brasileiras”, afirmou a estudante inglesa Rute Lopes.

No último dia de aula, os alunos apresentaram um projeto final com análises SWOT (ferramenta de análise de cenário) sobre a cultura e o turismo no Brasil, a economia do país e também o Summer Program oferecido pela FEA-RP.

“Acredito que alcançamos nosso objetivo, que era mostrar a esses alunos que o Brasil vai muito além do Rio de Janeiro e do samba”, afirma a professora Luciana Morilas, coordenadora do Projeto de Internacionalização da Faculdade.

Além de cursar disciplinas como Brazilian Law, Brazilian Economy, Agribusiness, Brazilian Culture e Português para Estrangeiros, os alunos ainda tiveram a oportunidade de conhecer diversas empresas e também pontos turísticos de Ribeirão Preto e região, São Paulo e Brasília.

“Queríamos mostrar um Brasil diferente daquele veiculado nas mídias internacionais e conseguimos”, comenta Luciana, destacando a importância da participação dos alunos da USP no Summer Program. De acordo com ela, isso possibilitou além da integração, um maior entendimento por parte dos estrangeiros sobre a vida e os costumes dos brasileiros.

- Consolidação
Para Luciana, o Summer Program da FEA-RP já está consolidado. Uma das provas disso é o aumento do interesse dos alunos em participarem do curso. Aqila Kaleem, do Escritório de Relações Internacionais da Universidade de Surrey concorda. Segundo ela, os estudantes que participaram em 2014 fizeram ótimas recomendações do curso, o que ajudou a crescer o interesse de outros alunos.

Aqila acompanhou os estudantes na primeira semana de curso e destacou como diferenciais o conteúdo das aulas e as visitas técnicas e culturais. Ela também destacou a importância dos alunos da Universidade de Surrey participarem do Summer Program. “É uma oportunidade para que os estudantes conheçam e aprendam mais sobre o Brasil e, mais importante ainda, essa é a chance de desenvolver contatos”, diz.

O Summer Program foi organizado pelo International Office da FEA-RP sob a coordenação da professora Luciana.

Confira as fotos do último dia de aula:

* Fotos: Leonardo Rezende

Lido 2589 vezes Última modificação em Quarta, 15 Julho 2015 11:42