Eliezer Martins Diniz

Telefone: (0xx16)3315-3915

E-Mail: elmdiniz [at] usp.br

Currículo Lattes

Eliezer Martins Diniz é Professor Associado da FEA-RP/USP. Pesquisa sobre a relação entre crescimento econômico e mudança do clima desde 1997, quando foi elaborado o Protocolo de Quioto. Escreveu então o primeiro artigo de economista brasileiro sobre esse protocolo, publicado pela Revista Brasileira de Economia em 1998. Em 1999, foi para o Centre for Brazilian Studies da University of Oxford, Reino Unido, para um pós-doutorado sobre uma avaliação empírica do Protocolo de Quioto, com ênfase em uma análise empírica do caso brasileiro. O trabalho resultante desse período em Oxford resultou em um livro publicado em inglês e em português pelo Centre for Brazilian Studies da University of Oxford e pelo Banco Santos, constantemente citado por pesquisadores da área. Em 2009, defendeu sua tese de livre-docência, que tratava de um modelo de crescimento com adoção de tecnologias limpas. Publicou artigos científicos em revistas, bem como livros e capítulos de livros, tanto no Brasil quanto no exterior. Concedeu entrevistas a diversos órgãos de imprensa nacionais e estrangeiros. Suas pesquisas atualmente relacionam-se a crescimento econômico, mudança do clima, sustentabilidade e economia verde.

Linhas de pesquisa

Crescimento

Desenvolvimento Sustentável

Macroeconomia

"Sazonalidade" e "Periodicidade"

Artigos selecionados

• The Empirics of the Solow Growth Model: Long-Term Evidence

JOURNAL OF APPLIED ECONOMICS. vol. 8, n. 1, p. 31-51, 2005

BAROSSI FILHO, Milton; SILVA, Ricardo Gonçalves da; DINIZ, Eliezer M.

• O Protocolo de Kyoto

REVISTA BRASILEIRA DE ECONOMIA. vol. 52, n. 2, p. 311-321, 1998