Marcos Fava Neves

Telefone: (0xx16)3315-3936

E-Mail: mfaneves [at] usp.br

Currículo Lattes

Marcos Fava Neves é professor em tempo parcial das Faculdades de Administração da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e da FGV em São Paulo. Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP) em 1991, fez toda a carreira de pós graduação (Mestrado em Administração na FEARP/USP em 1995 e Doutorado em Administração na FEA/USP em 1999) em estratégias empresariais e chegou a professor titular da USP aos 40 anos de idade. Complementou sua pós graduação na França (1995) e na Holanda (1998/1999) em Wageningen. Desde 2006 é Professor Internacional da Universidade de Buenos Aires, desde 2013 da Universidade de Purdue em Indiana (EUA), e desde 2020 da Universidade de Pretória, África do Sul. É especializado em planejamento e gestão estratégica, tendo realizado mais de 300 projetos no agronegócio brasileiro e mundial. Ajudou a montar e é acionista de 5 empresas, sendo 3 start-ups. Autor e organizador de 80 livros publicados em 10 países, e mais de 200 artigos em periódicos científicos internacionais e nacionais, recebendo 5.000 citações de acordo com o Google Acadêmico. Destacam-se publicações no Journal of Retailing (2 artigos), Marketing Intelligence and Planning, Journal of Business & Industrial Marketing, Journal of Research in Interactive Marketing, Journal of Marketing Channels, Journal on Chain and Network Science (3 artigos), China Agricultural Economic Review (2 artigos), Food Chain Journal, Journal of Business & Industrial Marketing, International Journal of Emerging Markets, International Food and Agribusiness Management Review (11 artigos), International Journal on Food Systems Dynamics, entre outros periódicos internacionais. No Brasil destacam-se artigos em mais de 30 periódicos. Foi articulista do jornal China Daily de Pequim (80 artigos publicados) e da Folha de S. Paulo, além de escrever artigos para O Estado de S. Paulo e Valor Econômico tendo mais de 600 artigos de jornais publicados. Foi entrevistado por jornais como Financial Times, Wall Street Journal, CNN e realizou mais de 1.500 palestras em 22 países.

Linhas de pesquisa

Agribusiness

Canais de distribuição

Estratégias Empresariais

Supply-Chain Management

Grupos de Pesquisa

DGP

Artigos selecionados

• A Model for the Distribution Channels Planning Process

THE JOURNAL OF BUSINESS & INDUSTRIAL MARKETING. vol. 16, n. 7, p. 518-539, 2001

NEVES, M. F.; CAMPOMAR, M. C.; ZUURBIER, P.