José Francisco Ferreira Ribeiro

E-Mail: jffr [at] fearp.usp.br

Currículo Lattes

Página Pessoal

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UNESP (Guaratinguetá, SP, 1982) e graduação em Direito pela FADISC (São Carlos, SP, 1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP (Campinas, SP, 1985) e mestrado em Matemática e Informática da Produção pela UJF-ENSIMAG (Grenoble, França, 1988), doutorado em Automação e Informática Industrial pelo LAAS, INSA-Toulouse (Toulouse, França, 1991), livre-docência em Engenharia Mecânica pela UNICAMP (Campinas, SP, 2002) e livre-docência em Administração de Empresas pela USP (Ribeirão Preto, SP, 2010), professor visitante da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP (Campinas, SP, 2002), professor visitante e pós-doutorado em Ciências da Computação pela Universidade de Iowa (Iowa City, Estados Unidos, 2008), professor visitante e pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Kent (Canterbury, Reino Unido, 2011) e professor visitante e pós-doutorado em Engenharia de Produção pelo INSA-Lyon (Lyon, França, 2018). Trabalhou no Departamento de Engenharia de Produção da EESC/USP (São Carlos, SP, 1986-1993), no Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC/USP (São Carlos, SP, 1993-2008) e atualmente trabalha no Departamento de Administração da FEARP/USP (Ribeirão Preto, SP, 2008-). Tem experiência em aplicações de Pesquisa Operacional, em especial com os problemas de transporte, designação, localização, projeto de células de manufatura e sequenciamento da produção.

Linhas de pesquisa

Informática

Métodos Quantitativos

Grupos de Pesquisa

PAPO

Artigos selecionados

• Impact of flexible work contracts and multi-skilled agents on a multi-objective workforce planning problem

INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH. vol. 1, p. 1-16, 2021

DOAN, M. P.; FONDREVELLE, J.; BOTTA-GENOULAZ, V.; RIBEIRO, J. F. F.

• Solving a real bi-objective skilled agent assignment problem in the service-to-business domain, considering both economic efficiency and agent satisfaction

IFAC-PAPERSONLINE. vol. 52, p. 2026-2031, 2019

DOAN, M.P.; FONDREVELLE, J.; BOTTA-GENOULAZ, V.; RIBEIRO, J.F.F

• A spectral clustering algorithm for manufacturing cell formation?

COMPUTERS & INDUSTRIAL ENGINEERING. vol. 57, p. 1008-1014, 2009

OLIVEIRA, S.; RIBEIRO, J. F. F.; Seok, S.C.

• A comparative study of similarity measures for manufacturing cell formation

JOURNAL OF MANUFACTURING SYSTEMS. vol. 27, p. 19-25, 2008

OLIVEIRA, S; RIBEIRO, J. F. F.; SEOK, S

• A methodology for cellular manufacturing design

INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH. vol. 31, n. 1, p. 235-250, 1993

RIBEIRO, J. F. F.; PRADIN, B.