Janaina de Moura Engracia Giraldi

Prof Titular | Departamento de Administração

Telefone: (0xx16)3315-4970

E-Mail: jgiraldi [at] usp.br

Currículo Lattes

Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Produtividade do CNPq desde 2013. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações (PPGAO) da FEA-RP/USP. Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1998), Especialização em Master of Science in Marketing pela KULeuven (Bélgica) (2002), Mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2004), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2006) e Livre Docência em Administração (especialidade Marketing) pela Universidade de São Paulo (2014). Visiting Fellow na Staffordshire University (Reino Unido) de 2020 a 2023. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Imagem e Marca de Países, Marketing de Lugares, Indicações Geográficas, Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Marketing de Serviços, Planejamento e Estratégia em Marketing, Neuromarketing. Membro Associado do Instituto de Neurociências Comportamento (INeC). Editora-Chefe da RACEF - Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace desde 2014. Revisora de artigos de periódicos e congressos nacionais e internacionais da área de Marketing e revisora ad hoc de agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPESP). Fundadora e coordenadora dos grupos de pesquisa G-MIND (Grupo Multidisciplinar em Neuromarketing) e PLACEMARK (Place Marketing Research Group).

Linhas de pesquisa

Comportamento do Consumidor

Imagem e Marca de Países

Indicações Geográficas

Marketing de Lugares

Pesquisa de Marketing, Planejamento e Estratégia em Marketing, Neuromarketing

Artigos selecionados

  • Skippable or non-skippable? Pre-roll or mid-roll? Visual attention and effectiveness of in-stream ads

    INTERNATIONAL JOURNAL OF ADVERTISING. vol. 41, p. 1-25, 2022

    FRADE, JOÃO LUCAS HANA; OLIVEIRA, JORGE HENRIQUE CALDEIRA DE; GIRALDI, JANAINA DE MOURA ENGRACIA


  • Destination website management: A social constructionist approach

    JOURNAL OF DESTINATION MARKETING & MANAGEMENT. vol. 19, p. 100545, 2021

    KANAZAWA, F. N.; LOURENCAO, M. T. A.; GIRALDI, J. M. E.; OLIVEIRA, J. H. C.


  • Destination advertisement semiotic signs: Analysing tourists' visual attention and perceived ad effectiveness

    ANNALS OF TOURISM RESEARCH. vol. 84, p. 103001, 2020

    LOURENCAO, M. T. A.; GIRALDI, J. M. E.; OLIVEIRA, J. H. C.


  • Reciprocal effect of tourist destinations on the strength of national tourism brands

    TOURISM MANAGEMENT (1982). vol. 61, p. 443-450, 2017

    SANTOS, G. E. O.; GIRALDI, J. M. E.


  • Personal values and the 'country-of-origin effect': the moderating role of consumers' demographics

    INTERNATIONAL JOURNAL OF CONSUMER STUDIES. vol. 33, p. 309-315, 2009

    GIRALDI, J. M. E.; IKEDA, Ana Akemi