Erasmo Jose Gomes

Telefone: (0xx16)3315-0583

E-Mail: erasmo [at] fearp.usp.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Industrial Mecânica pela Escola de Engenharia Industrial de São José dos Campos (1988), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desde 2009 é docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Ex-coordenador da Rede Nacional de Política Industrial (RENAPI), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), foi também secretário municipal de planejamento e de desenvolvimento econômico, além de superintendente de empresa municipal de economia mista. Tem experiência na área de administração pública, com ênfase em política e planejamento governamentais, atuando principalmente em temas relacionadas à política industrial e de inovação e desenvolvimento local e regional.

Linhas de pesquisa

Ciência, Tecnologia e Inovação para Competitividade Empresarial

Inovação e Empreendedorismo Empresarial

Políticas Públicas para Promoção da Inovação

Produção e Inovação

Qualidade e Produtividade

Artigos selecionados

• Considerações sobre a política industrial no Brasil entre 1995 e 2010

PERSPECTIVAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS. vol. X, p. 171-210, 2017

GOMES, E.; BRAGA, M. B.; GREMAUD, A. P.

• The university?industry relationship in Brazil: trends and implications for university management

INTERNATIONAL JOURNAL OF TECHNOLOGY MANAGEMENT & SUSTAINABLE DEVELOPMENT. vol. 2, p. 173-190, 2004

S, M.; MELLO, D. L.; GOMES, E.; BRISOLLA, S. N.

• A relação universidade-empresa: comentários sobre um caso atípico

GESTÃO & PRODUÇÃO (UFSCAR. IMPRESSO). vol. 10, p. 283-292, 2003

DAGNINO, R; GOMES, E.

• As relações universidade-empresa-governo: Um estudo sobre a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

EDUCAÇÃO & SOCIEDADE (IMPRESSO). vol. 18, n. 61, p. 187-209, 1997

BRISOLLA, S. N.; CORDER, S.; GOMES, E.; MELLO, D. L.