Claudia Souza Passador

Telefone:

E-Mail: cspassador [at] usp.br

Currículo Lattes

Ciências Sociais USP (1990) e Comunicação Social Metodista (1991), mestrado em Administração Pública e Governo FGV/EAESP (1998), doutorado em Educação USP (2003) e Livre-Docência em Administração Pública FEARP/USP (2012). Coordenadora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2013-2015). Professora Titular de Administração Pública do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP. Experiência na área de Administração Pública, com ênfase em avaliação de políticas públicas. Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP/USP 2015-2020); Programa de Pós-Graduação da FEARP ; Programa de Pós-Graduação da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP) e China Agricultural University (CAU) e orientadora de Pós-Doutorado do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). Coordenadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas do Instituto de Estudos Avançados da USP - Polo Ribeirão Preto (GPUBLIC/IEA/USP). Consultora Ad-doc do Cnpq, Capes e Fapesp. Professora visitante na Erasmus University e na Universidade de Salamanca. Pesquisadora Colaboradora na Universidade de Roma (Tor Vergata). Pesquisadora do NAP/CISBi (FMRP/USP 2015-2022). Professora Catedrática do Prêmio Cátedras do Desenvolvimento do IPEA (2012) e do Prêmio Cátedra Brasil da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP/2019). Pesquisadora Sênior da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU - 2022). Prêmio Open Box da Ciência (2020): Uma das 50 mulheres protagonistas na área de ciências sociais aplicados no Brasil (2020). Representante Brasil UNDESA (ONU). Diretora do Comitê Científico de Administração Pública da ANPAD (2018-2020). Vice-prefeita e Prefeita do Campus de Ribeirão Preto da USP (2016-2020). Fundadora, Ex-Diretora e atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP). Membro do Conselho da Cátedra de Educação do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/Polo RP) e Membro do Conselho Consultivo da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP e Itaú Social (IEA). Membro do Comitê de Avaliação de Doutorado da Universidade de Pretória/África do Sul. Líder de área do SEMEAD (FEA/USP). Representante do Brasil na Rede Latino Americana de Administração Pública (LAGPA/IISA). Articulista do Jornal da USP. Pesquisadora do Portulans Institute (Washington/DC/EUA); do Centro de Colaboração Interinstitucional de Inteligência Artificial Aplicada às Políticas Públicas (CIAP/chatPP - IBGE/UFG/UNICAMP) e do Projeto Temático da FAPESP: SEDUC - Secretaria da Educação / PROEDUCA - Programa de Pesquisa em Educação Básica/Instituto de Estudos Avançados da USP.

Linhas de pesquisa

Administração Pública