Alexandre Pereira Salgado Junior

Telefone: (0xx16)3315-0501

E-Mail: asalgado [at] usp.br

Currículo Lattes

Professor Associado 3 do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP). Visiting Professor and Researcher na University of South Florida (USF), Estados Unidos (2023-2025), tendo apoio da CAPES, Professor Visitante Sênior no Exterior (PVE). Possui Livre-docência em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA-USP), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (EESC-USP), MBA em Administração pela Universidade de São Paulo (FEARP-USP) e Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade de São Paulo (EESC-USP). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Administração das Organizações (PPGAO/USP), mandato 2017-2019. Foi Vice-Chefe do Departamento de Administração por dois mandatos 2014-2018. É bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2018.Tem experiência em Coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento como FAPESP, Capes e CNPq com participação de pesquisadores internacionais (Technische Universität München (TUM), University of Queensland (UQ), University of South Florida (USF), Technische Universität Braunschweig (TUB), Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), Northern Kentucky University (NKU) e University of Surrey (UK). É revisor de periódicos nacionais e internacionais. Faz parte do banco de avaliadores de Cursos de Graduação do INEP/MEC desde 2005. Pesquisador do Procad-Defesa (CAPES/Ministério da Defesa). Coordenador do Grupo de Estudos em Eficiência (GREFIC). Pesquisador de Eficiência e Análise Envoltória de Dados (DEA), por meio de Métodos Mistos (Quali-Quantitativos), aplicados à Gestão da Educação Básica, Economia Circular, Bancos e ao Energia Renovável.

Linhas de pesquisa

Análise Envoltória de Dados (DEA)

Eficiência em Bancos

Eficiência em Energia

Gestão da Educação

Operações e Logística

Artigos selecionados

• Melhores práticas e performance de escolas municipais do ensino fundamental no Ceará: Análise da eficiência na gestão escolar

ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES. vol. 29, p. 47, 2021

FURLAN SORIANO, FELIPE; PEREIRA SALGADO JUNIOR, ALEXANDRE; CHIARETTI NOVI, JULIANA; FURLAN SORIANO, DIOGO; CALIL PONGELUPPE WADHY REBEHY, PERLA

• Framework for improving agro-industrial efficiency in renewable energy: Examining Brazilian bioenergy companies

RENEWABLE & SUSTAINABLE ENERGY REVIEWS. vol. 152, p. 111613, 2021

LEMOS, S.V.; SALGADO JUNIOR, A.P.; REBEHY, P.C.P.W.; CARLUCCI, F.V.; NOVI, J.C.

• Proposal of operating best practices that contribute to the technical efficiency in Brazilian sugar and ethanol mills

JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. vol. 214, p. 173-184, 2019

DUARTE, A. C. M.; SALGADO JR, ALEXANDRE PEREIRA; LEMOS, S. V.; SOUZA JUNIOR, M. A. A.; ANTUNES, F. A.

• Agroindustrial best practices that contribute to technical efficiency in Brazilian sugar and ethanol production mills

ENERGY. vol. 177, p. 397-411, 2019

LEMOS, S. V.; SALGADO JUNIOR, Alexandre Pereira; DUARTE, A. C. M.; SOUZA JUNIOR, M. A. A.; ANTUNES, F. A.

• Investment potential for new sugarcane plants in Brazil based on assessment of operational efficiency

THE INTERNATIONAL FOOD AND AGRIBUSINESS MANAGEMENT REVIEW (ONLINE). vol. 17, p. 41-64, 2014

SALGADO JUNIOR, A. P.; CARLUCCI, F. V.; BONACIM, Carlos Alberto Grespan; NOVI, Juliana Chiaretti; PACAGNELLA JUNIOR, A. C.