Sexta, 24 Setembro 2021 13:00

FAQ Protocolos sanitários - Retomada presencial

Avalie este item
(0 votos)

A FEA-RP elaborou um FAQ (compilado com dúvidas mais comuns e suas respostas) sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais.

 

1. Onde encontro a lista de disciplinas oferecidas em formato híbrido?

Você pode consultar as disciplinas do segundo semestre de 2021 que serão oferecidas em formato híbrido aqui.

Essas e outras informações e atualizações referente à pandemia estão disponibilizadas no Portal Covid-19 da FEA-RP

 

2. Onde encontro os protocolos sanitários para o retorno presencial?

Em função da retomada das atividades presenciais, a FEA-RP elaborou os protocolos sanitários sobre o retorno ao trabalho presencial e uso de salas de aula e espaços comuns que devem ser seguidos por alunos, docentes e servidores técnicos e administrativos. Acesse aqui os protocolos.

Essas e outras informações e atualizações referente à pandemia estão disponibilizadas no Portal Covid-19 da FEA-RP

 

3. Algumas aulas usam bastante gráficos e contas em lousa. Haverá câmera filmando?

Sim, há 7 salas com sistema multimídia contendo câmera panorâmica e microfone que acompanham o docente. Além disso, foram colocados dois monitores para que o docente possa ter retorno da tela e acompanhar a aula online. Para verificar o funcionamento do sistema, acesse os testes realizados aqui e aqui.

 

4. Com a máscara, a voz fica abafada, como serão os microfones?

Foram feitos testes com o sistema de câmera e microfone instalados e não houve prejuízo na captação de voz. Para verificar o funcionamento do sistema, acesse os testes realizados aqui e aqui.

 

5. Os professores podem testar o sistema multimídia antes de decidir pelo sistema híbrido?

Caso o docente deseje fazer um teste próprio, basta agendar com um horário com a STI pelo sistema de chamados: https://suporte.fearp.usp.br Para verificar o funcionamento do sistema, acesse os testes realizados aqui e aqui.

 

6. Os alunos podem testar o funcionamento do ensino híbrido?

Caso o docente tenha optado pelo modelo híbrido de ensino, os alunos podem comparecer presencialmente, desde que totalmente imunizados (14 dias após a 2ª dose ou dose única da vacina). Esses alunos também podem optar em voltar ao ensino remoto, devendo comunicar-se com o docente.

A participação de aulas no modelo híbrido a partir de casa é mandatória quando o docente estiver presencialmente e o aluno não puder ou não quiser comparecer presencialmente.

 

7.Caso eu decida aderir ao modelo híbrido ou retornar ao modelo remoto, como fazer?

Os professores que desejam alterar o modelo de aulas durante o semestre devem avisar primeiramente a CoC do respectivo curso e a CG (no caso de disciplinas de graduação) ou a CCP e a CPG (para disciplinas de pós-graduação). Após esse procedimento poderão divulgar aos alunos da(s) disciplina(s).

 

8.Como será a limpeza dos ambientes de uso comum, mesas e carteiras de salas de aula? 

A limpeza da sala é realizada diariamente, antes das 8h. Os banheiros são higienizados quatro vezes ao dia. Nas salas de aula serão disponibilizados borrifadores de álcool líquido 70% e dispensadores de papel toalha para higienização de superfícies de contato.

 

9.Como será o controle de vacinação dos alunos?

Os alunos totalmente imunizados que desejam frequentar presencialmente as disciplinas acima ofertadas devem informar sobre seu estado vacinal, para consulta pelos docentes das respectivas disciplinas. O sistema estará disponível a partir do dia 27 de setembro e o acesso deve ser feito aqui: https://app.fearp.usp.br/vacinacao 

 

10.Haverá disponibilização de máscaras?

Caso necessário, membros da comunidade poderão retirar pacotes com quatro máscaras disponibilizadas pela Reitoria que estarão disponíveis nas portarias dos blocos A e B2. Ao retirar um pacote, o interessado deve preencher seu número USP e nome completo, para registro e prestação de contas, no livro disponível para essa finalidade.

 

11.Qual a autonomia do docente em sala de aula?

O docente tem total autonomia para exigir que apenas alunos totalmente imunizados e que estejam utilizando máscara permaneçam na sala de aula, conforme a Portaria GR 7670/2021.

 

12.Qual o limite de alunos em sala?

As salas disponibilizadas têm capacidade para 30 alunos com 1,5m de distanciamento, acima do exigido inicialmente pela Portaria GR 7670/2021.

 

13.Qual o critério de escalonamento de alunos, se necessário? 

Não será definido critério de escalonamento antecipado, pois a pesquisa realizada pelo CAFCF indicou número de interessados em atividades presenciais bem abaixo do permitido em cada sala. Caso o docente ou a turma perceba alguma movimentação que afete esse princípio, favor informar à Diretoria da Unidade para que sejam tomadas as devidas providências. 

 

14.Qual a distância mínima que deve haver nas salas de aula?

A Portaria GR 7670/2021 estabelece que deve haver o mínimo de 1m de distância entre as pessoas. Entretanto, as salas de aula foram organizadas inicialmente com distanciamento de 1,5m.

 

15.Haverá circulação de ar externo? 

É recomendável que portas e janelas fiquem abertas durante o uso dos espaços.

 

16.O condicionador de ar poderá ser ligado nas salas de aula?

Fica a critério do professor. Independentemente da opção, é obrigatório manter portas e janelas abertas durante toda a aula.

 

17.Há álcool gel disponível nas salas de aula? 

Sim. Estão instalados dispensadores de álcool gel 70% junto à entrada dos ambientes, para higienização das mãos.

 

18.Haverá espaço para alunos que tenham aulas presenciais assistirem as aulas remotas?

Há 7 salas preparadas para o ensino híbrido. Até o momento, em função da demanda atual, apenas três serão utilizadas para aulas presenciais. As demais ficarão à disposição para este uso. Os alunos também poderão utilizar a sala Pró-Aluno, respeitando todos os protocolos sanitários. Se necessário, poderão ser providenciados outros espaços.

 

19.Há oscilações na qualidade da conexão Internet na faculdade?

Não temos registro de ocorrência de oscilações na internet e no wi-fi nas dependências da faculdade. Acesse aqui os tutoriais para utilizar as redes wi-fi disponíveis na FEA-RP. 

 

20.Em caso de problemas com internet ou o sistema multimídia, o que fazer?

O atendimento da STI é das 8h às 22h, com intervalo de refeições entre das 12h às 13h e das 19h às 20h, feito presencialmente na sala 04-B1 (ao lado da sala pró-aluno), no telefone (16) 3315-3898, sti@fearp.usp.br ou pelo sistema de chamados: https://suporte.fearp.usp.br 

 

21.Se o docente precisar de algum apoio ou alguma orientação, a quem deve recorrer?

O docente poderá contatar a secretaria do respectivo departamento, a assistência acadêmica ou a assistência administrativa. Contatos estão disponíveis aqui.

 

22.Se o aluno precisar de algum apoio ou alguma orientação, a quem deve recorrer?

O aluno poderá contatar o serviço de graduação, a secretaria do respectivo departamento, a assistência acadêmica ou a assistência administrativa. Contatos estão disponíveis aqui.

 

23.Podem ser realizadas reuniões de comissões e colegiados em formato híbrido?

Sim, podem ser realizadas nas salas de reunião mediante reserva pelo sistema. Presencialmente podem estar exclusivamente por pessoas totalmente imunizadas, respeitando os protocolos sanitários. As demais, devem participar remotamente. Serão disponibilizados borrifadores de álcool líquido 70% e dispensadores de papel toalha para higienização de superfícies de contato. 

 

24.A FEA-RP poderá sediar eventos em formato híbrido ou presencial?

Sim, desde que autorizado pela Diretoria da FEA-RP mediante reserva antecipada pelo sistema. Os presentes estejam totalmente imunizados e sempre respeitando os protocolos sanitários. 

 

25.As organizações estudantis poderão realizar atividades presenciais nas dependências da FEA-RP?

Sim, mediante reserva antecipada pelo sistema, desde que estejam totalmente imunizados, membros das organizações estudantis poderão realizar atividades presenciais nas dependências autorizadas da FEA-RP, para realização de trabalhos e reuniões com pequenos grupos, sempre respeitando os protocolos sanitários.

 

26.O atendimento dos docentes aos alunos poderá ser presencial?
Sim, mediante agendamento prévio, o docente poderá fazer atendimento presencial aos alunos totalmente imunizados, respeitando todos os protocolos sanitários. Os horários e contatos podem ser acessados aqui.

 

27.Os serviços do Campus estão funcionando?

Portarias

Portaria da Av. do Café: abertura normal 24 horas, de segunda-feira a domingo, inclusive aos feriados. Portaria do Hospital das Clínicas e Portaria da Av. Bandeirantes: abertura normal de segunda a sexta-feira, das 6h às 0h, com fechamento aos sábados, domingos e feriados. Fonte: Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto.

 

Restaurante Universitário

A partir do dia 1º/09/2021, além da retirada de marmitex no formato drive-thru, será aberta a possibilidade aos usuários que preferirem fazer suas refeições no próprio RU. Mais informações e atualizações em https://www.prefeiturarp.usp.br/ e pelo telefone (16) 3315-4640. Fonte: Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto.

 

CEFER

Desde o dia 30 de agosto, o Centro de Educação Física, Esportes e Recreação (CEFER-RP) está parcialmente aberto, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. Neste primeiro momento, o atendimento será para atividades espontâneas realizadas exclusivamente pelos membros da comunidade USP (alunos graduandos e pós-graduandos, professores e funcionários). As atividades e eventos virtuais continuarão sendo ofertados. Mais informações e atualizações em https://www.prefeiturarp.usp.br/ e pelo telefone (16) 3315-3561, e-mail: cefer.pc@usp.br Fonte: Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto.

 

Ônibus do campus

Os ônibus circulares 1, 2 e 3 do campus estão funcionando. Acesse aqui os horários: https://www.prefeiturarp.usp.br/page.asp?url=circularnh 

Fonte: Prefeitura do Campus USP de Ribeirão Preto.

 

Biblioteca Central do campus

A Biblioteca Central permanece com as atividades em teletrabalho devido às obras no local: o atendimento ocorre através do e-mail bcrp@usp.br.

As Bibliotecas da USP oferecem diversas opções de acesso digital a artigos de revistas científicas, jornais e notícias, revistas de divulgação, livros, trabalhos de eventos, relatórios, teses e dissertações. Consulte o website da AGUIA e explore as opções em acesso aberto ou por meio de acesso remoto VPN USP.

Caso necessite de livros e outros materiais orientamos, primeiramente, a buscar no formato eletrônico pelo Portal de Busca Integrada (www.bcrp.prefeiturarp.usp.br -> Dedalus -> Busca Integrada (novo) -> Livros Eletrônicos (eBooks)>) assim como o Portal de Periódicos da CAPES

Mais informações  em http://www.bcrp.prefeiturarp.usp.br 

Fonte: Biblioteca Central de Ribeirão Preto

Lido 574 vezes Última modificação em Sexta, 01 Outubro 2021 12:12