Quinta, 25 Março 2021 12:52

Promover a educação responsável é o objetivo do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP

Avalie este item
(0 votos)

O desenvolvimento sustentável tem se tornado uma ação cada vez mais em voga nas organizações públicas e privadas em todo o mundo. Antenada a essa questão, a FEA-RP filiou-se ao PRME em 2012 e estabeleceu um Escritório de Sustentabilidade em 2014. Em 2020, foi a primeira escola da USP a aderir ao Pacto Global.

 

O Escritório tem suas ações coordenadas por uma comissão, atualmente presidida pela professora Adriana Caldana composta pelos professores Lara Bartocci Liboni Amui, Eliezer Martins e Solange Garcia dos Reis. Também fazem parte Flávio Martins, representante dos alunos de pós-graduação, Leonardo Rezende, representante dos servidores e os presidentes e vice-presidentes de todas as 15 entidades estudantis. As reuniões são mensais e podem ser acompanhadas por qualquer interessado aqui.

 

Fundado em 2007 o PRME (Princípios para a Educação em Gestão Responsável, na sigla em inglês) é uma plataforma de engajamento voluntário para o ensino superior vinculado ao Pacto Global e à ONU, que tem como objetivo fomentar o ensino nessas instituições para que estas possam promover a responsabilidade corporativa e sustentabilidade, colaborando para uma nova geração de líderes comprometidos com o desenvolvimento sustentável.

 

Atualmente o PRME conta com cerca de 900 escolas signatárias ao redor do mundo, organizadas em um formato de capítulos regionais, cuja prerrogativa é incorporar em suas instituições e disseminar os princípios Propósito, Valores, Metodologia, Pesquisa, Parcerias e Diálogo em suas áreas de influência.

 

Os princípios do PRME são permeados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Agenda 2030, o plano de ação firmado por chefes de governo em 2015, que é composto por 17 objetivos e 169 metas para concretizar os direitos humanos, de maneira integrada e indivisível, equilibrando as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental

 

Em dezembro de 2020, a FEA-RP foi a primeira unidade da USP a se filiar ao Pacto Global. Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, é uma aliança com organizações que alinham suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolvem ações que contribuem para o enfrentamento dos desafios da sociedade..

 

É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com cerca de 14 mil membros em 70 redes locais, que abrangem 160 países.

 

Por: Leonardo Rezende

Lido 513 vezes