Segunda, 30 Março 2020 12:41

Coronavírus e guerra comercial derrubam preço do petróleo

Avalie este item
(1 Voto)

O preço barril de petróleo Brent (referência da Petrobrás para ajustes no mercado nacional) fechou fevereiro em US$53,30, uma queda de 16,1% desde dezembro de 2019. A redução, que já vinha acontecendo pela pandemia do coronavírus, intensificou-se no começo de março.

 

Diante das expectativas de redução da demanda mundial pelo petróleo, dada a desaceleração da economia global sob os efeitos causados pela pandemia, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) propôs uma redução da produção para estabilizar preços.

 

No entanto, a Rússia se negou a cortar sua produção, sofrendo retaliação da Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, o que gerou uma guerra de preços entre os países: no dia 9 de março, o preço do barril caiu para US$ 34,36.

 

O cenário mundial tem impactado na realidade local: a gasolina, que vinha apresentando tendência de alta no fim de 2019, foi revertida nos primeiros meses de 2020. O preço do etanol também vinha sofrendo aumentos: em fevereiro de 2020, o combustível estava 12% mais caro que no mesmo mês do ano anterior. No entanto, tal tendência pode se reverter com a queda na demanda com a crise da pandemia.

 

Os dados são do Boletim Setor Sucroalcooleiro de março de 2020, dos pesquisadores Francielly Almeida e Marcelo Lourenço Filho, coordenados pelo professor Luciano Nakabashi, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP.

 

Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP.

Lido 1646 vezes