Quinta, 25 Abril 2019 09:52

#OpenFEARP apresenta a Comissão de Relações Internacionais e o International Office

Avalie este item
(1 Voto)

 

 

Na última matéria do #OpenFEARP, vamos falar cobre os trabalhos e oportunidades da Comissão de Relações Internacionais (CRInt) e do International Office da FEA-RP. CRInt  foi criada em 2006 tendo como objetivo auxiliar o Diretor no processo de internacionalização da unidade. O International Office FEA-RP é o escritório administrativo que tem como objetivo o incentivo e a coordenação dos programas internacionais de intercâmbio para alunos e professores da FEA-RP com instituições de ensino superior de outros países, de modo a oferecer à comunidade da FEA-RP a possibilidade de entrar em contato com outras realidades educacionais, culturais e econômicas, bem como a divulgação do conhecimento científico produzido em nossa faculdade.

 

Isso se dá por meio de convênios com universidades estrangeiras; organização de visitas de docentes e representantes estrangeiros incluindo palestras que possam ser realizadas na FEA-RP; estruturar e organizar programas de intercâmbios Outgoing (programa em que os alunos brasileiros realizam o intercâmbio para alguma das universidades conveniadas) e Incoming (recepção de alunos estrangeiros na FEA-RP para realizarem intercâmbio de graduação ou pós-graduação), cursos de português para estrangeiros, entre outras atividades.

 

Oportunidades de Intercâmbio
Intercâmbio Acadêmico Semestral
Intercâmbio Acadêmico Internacional no qual o aluno estuda um semestre em uma universidade conveniada em país estrangeiro, seja através dos convênios da FEA-RP ou da Agência de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) da USP. É organizado no início de cada semestre (os editais da FEA-RP são lançados nas primeiras semanas de março e agosto).

Bolsas de Intercâmbio
Bolsas Santander - Top Espanha, Luso Brasileira e Fórmula
O Banco Santander realiza diversos programas de intercâmbio com bolsa de estudo para que alunos realizem estudos em universidades pelo mundo com as quais a empresa possui convênio. As bolsas de estudo concedidas são para intercâmbio de três semanas até um semestre para estudantes de graduação e pós-graduação aprofundarem seus conhecimentos e vivenciarem outras práticas culturais. O oferecimento das Bolsas Santander varia de acordo com os convênios firmados entre a empresa, Agência USP de Cooperação Internacional e as universidades no exterior. Por isso é muito importante sempre ficar atento às divulgações realizadas e acompanhar as novidades nos sites oficiais. Atualmente todos os programas de Bolsas de intercâmbio financiadas pelo Banco Santander ocorrem na USP através Agência USP de Cooperação Internacional. Para essa bolsa é obrigatório que o aluno já tenha sido selecionado para uma vaga de intercâmbio, por intermédio de convênio da FEA-RP ou da USP, conforme descrito acima.

Bolsas USP
Mérito Acadêmico: a bolsa Mérito Acadêmico têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos alunos USP por intermédio da realização de cursos ou programas de pesquisa em Instituições estrangeiras de reconhecida qualidade. A bolsa tem duração de dois a seis meses.

Empreendedorismo: A Bolsa Empreendedorismo faz parte do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para alunos de graduação da Universidade de São Paulo. Tem como um dos principais objetivos proporcionar experiência internacional em atividades de inovação e empreendedorismo aos alunos de graduação. A responsabilidade pela seleção e gestão das bolsas é da Agência USP de Inovação.


Erasmus+, Oferecidas pela Aucani e por parceiras internacionais da FEA-RP
O Programa Erasmus (European Community Action Scheme for the Mobility of University Students, ou Programa de ação da Comunidade Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários) é um programa de intercâmbio que financia estudantes, docentes e servidores da União Europeia (UE), criado em 1987. Esse programa é organizado pela EACEA (Education, Audiovisual and Culture Executive Agency). Atualmente a FEA-RP oferece, a critério da coordenação do Erasmus+, bolsas de intercâmbio para alunos de graduação ou pós-graduação para cursar um semestre na UEK.

Curso de curta duração / Summer School
Os alunos da FEA-RP podem realizar cursos de curta duração, Summer e Winter Schools em universidades no exterior, conveniadas à FEA-RP ou não. Esses cursos acontecem normalmente nos períodos de férias de verão do hemisfério Norte (entre os meses de Junho a Agosto) e em algumas vezes no inverno (Dezembro a meados de Fevereiro). Por serem cursos extracurriculares na maioria dos casos os alunos devem pagar as taxas, além de transporte, moradia, alimentação, passeios, seguro. Quando há um convênio entre as duas instituições o aproveitamento de estudos é facilitado e poderá haver descontos ou isenções nos pagamentos das taxas acadêmicas.

 

Curso de Imersão em Inglês na FEA-RP Summer Business - Brazilian Business & Culture Program - FEA-RP Summer School.
Com foco na área de negócios, o curso foi criado para oferecimento aos parceiros da University of Surrey e North Carolina State University, além dos demais parceiros e alunos brasileiros. Além disso, o curso tem sido uma ótima oportunidade para maior aproximação entre a FEARP/USP e as Universidades parceiras da UGPN, com vistas à internacionalização e dupla diplomação e ampliação de redes de pesquisas.

 

Outras oportunidades parceiros FEA-RP
Bolsas oferecidas por universidades e governos no exterior:
Alemanha - Bolsa STIBET I, Bolsa Baden Württemberg
Canadá - Bolsas ELAP
Genebra - UNIGE
Polônia - Erasmus+ de Parceiros da FEA-RP, por intermédio da Uniwersytet Ekonomiczny w Katowicach;

 

Outras oportunidades
Há ainda a chance de serem criadas e oferecidas novas oportunidades de intercâmbio com e sem bolsa, pelos parceiros da FEA-RP, da USP ou ainda de agentes externos, brasileiros ou estrangeiros.
Esses editais são sazonais, ou seja, não há regularidade de oferecimento. Sempre que o International Office da FEA-RP recebe material, divulgamos através do nosso site e da nossa página no Facebook

Contato

Telefone e email: international@fearp.usp.br / 3315-4969

Facebook

Site: www.fearp.usp.br/international (Menu “Estudar no Exterior”)

 

Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP

Lido 1408 vezes