Sexta, 01 Março 2019 10:26

Pós-Graduação abre editais para promover internacionalização

Avalie este item
(0 votos)

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP lançou mais quatro editais do Programa Institucional de Internacionalização (Print) da CAPES, que oferecerá, bolsas para promover o ensino e pesquisa internacional na universidade. Em todos os casos as candidaturas deverão ser apresentadas pelas Comissões Coordenadoras dos Programas de pós-graduação (CCPs). A seleção será executada pela USP, com o apoio de consultores indicados pela PRPG, e homologada pelo Comitê Gestor do PrInt. Os interessados devem, então, se preparar com antecedência e verificar junto às CCPs os cronogramas, prazos e demais regras para a seleção interna.

 

Programa Professor Visitante do Exterior (PVE)
O PVE tem por objetivo selecionar candidaturas de professores/pesquisadores de alto nível atuantes no exterior, em todas as áreas do conhecimento, para contribuir para a excelência dos cursos de doutorado na USP. O Professor visitante deverá possuir o título de doutor e ter produção acadêmica relevante, principalmente nos últimos cinco anos e estar vinculado a instituição estrangeira.

 

As inscrições vão até as 17h do dia 30 de abril. Os programas de Pós-Graduação devem encaminhar as Propostas escolhidas para o e-mail print.pve2019@usp.br. Confira o edital aqui.

 

Programa de Apoio a Missões Acadêmico/Científicas no Exterior (PAME)
O PAME objetiva promover interações acadêmico-científicas com grupos de excelência no exterior, para promover a internacionalização da pós-graduação na USP. É esperado o desenvolvimento de pesquisas em conjunto, discussão sobre convênios de dupla-titulação, parcerias acadêmico/científicas, estabelecimento, fortalecimento e prospecção de redes de colaboração.

 

Podem se inscrever missões de trabalho (uma viagem de curta duração, entre sete e quinze dias de até dois orientadores credenciados ao país da instituição parceira do exterior. As inscrições da proposta escolhida devem ser feitas apenas pelos programas de Pós-Graduação até as 17h do dia 29 de abril pelo o e-mail print.pame2019@usp.br. Confira o edital aqui.

 

Jovem Talento Com Experiência no Exterior (JTEE)
O programa JTEE objetiva promovera inserção de jovens pesquisadores para exercer, por até 12 meses, atividades de pesquisa e docência em Programas pós-graduação na USP. O Jovem Talento deverá possuir o título de doutor e ter produção acadêmica relevante, principalmente nos últimos cinco anos, e residir no exterior.

 

As inscrições da candidatura escolhida devem ser feitas pelos programas de Pós-Graduação até as 17h do dia 6 de maio pelo e-mail print.jtee2019@usp.br. Confira o edital aqui.

 

Professor Visitante no Exterior Júnior/Sênior (PVEJS)
O PVEJS visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado e destina-se a pesquisadores ou docentes que possuam vínculo empregatício com a Universidade de São Paulo e sejam orientadores credenciados a programas de pós-graduação vinculados ao Programa USP/CAPES Prlnt.


Na categoria Júnior pode se inscrever quem tenha até dozes anos de doutoramento e no Sênior quem tiver mais do que doze anos. As inscrições vão até as 17h do dia 30 de abril. Os programas de Pós-Graduação devem encaminhar as Propostas escolhidas para o e-mail print.pvejs2019@usp.br. Confira o edital aqui.

 

Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)
O PDSE foi divulgado anteriormente. Confira as informações aqui.

 

*Atualização de 15/4*

Programa de Capacitação de Doutorandos no Exterior - CAP /2019

O Programa de Capacitação de Doutorandos no Exterior (CAP) oferece bolsas de capacitação de curta duração no exterior para doutorandos, de forma a complementar os estudos realizados nos programas de pós-graduação no Brasil. A duração da bolsa é de dois meses. Confira o edital aqui.

 

Por: Leonardo Rezende, Assessoria de Comunicação da FEA-RP.

Lido 1302 vezes Última modificação em Segunda, 15 Abril 2019 10:15