Quarta, 15 Mai 2013 17:25

FEA-RP sedia 3º Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade

Avalie este item
(2 votos)

A FEA-RP será a sede do 3º Seminário CEISE Br/UNICA sobre Bioeletricidade, que acontece em 5 de junho, das 14h30 às 17 horas, no Anfiteatro Prof. Dr. Ivo Torres. O tema central do seminário será "Política industrial para a bioeletricidade e o modelo do sistema elétrico".


Dentre os palestrantes estão Milton Flávio Marques Lautenschlager, subsecretário de energias renováveis da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo, e Luciano Cunha de Sousa, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), além de especialistas da ÚNICA e CEISE Br.


O objetivo do evento é discutir a política industrial para a bioeletricidade sucroenergética. A energia elétrica gerada por meio do bagaço e da palha da cana-de-açúcar já corresponde por 3% do consumo nacional de energia elétrica, o equivalente a ter atendido 6,5 milhões de residências em 2012.


Para participar do seminário, os interessados devem enviar e-mail para denise@unica.com.br ou secretaria@ceise.com.br até 29 de maio. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.


O evento é organizado pelo Centro das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (CEISE Br) e União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em parceria com a FEA-RP e Núcleo de Estudos em Economias de Baixo Carbono (EBC).


Confira a programação:
- Abertura e boas-vindas – Rudinei Toneto Junior (Professor Titular do Departamento de Economia da FEA-RP) e Antonio Tonielo Filho (Presidente do CEISE Br).


- A bioeletricidade: situação atual e perspectivas - Zilmar José de Souza (UNICA e CEISE Br).


- Visão da indústria de bens de capital (Carlos Roberto Liboni, Secretário da Indústria e Comércio de Sertãozinho).


- Plano Paulista de Energia e o papel da bioeletricidade sucroenergética (Milton Flávio Marques Lautenschlager, Subsecretário de Energias Renováveis da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo).


- O Plano Brasil Maior: adequando o modelo do sistema elétrico a uma política industrial para as energias renováveis (Luciano Cunha de Sousa, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior-MDIC).


- Debates. Moderador – Zilmar José de Souza (UNICA e CEISE Br).

Lido 2830 vezes Última modificação em Quinta, 16 Mai 2013 15:58