Quarta, 10 Agosto 2016 13:19

Pesquisa do professor Marcelo Pagliarussi é publicada na Revista de Administração Pública

Avalie este item
(2 votos)

Uma pesquisa do professor Marcelo Pagliarussi, do Departamento de Contabilidade, sobre a corrupção no Brasil foi publicada no Volume 50, número 2 da Revista de Administração Pública.

Junto aos pesquisadores Olavo V. Caldas, da Controladoria-Geral da União e Cristiano M. Costa, da Unisinos, o professor constatou que a corrupção no Brasil, observada no nível municipal, resulta em maiores gastos do governo nas funções de educação e saúde, diferentemente do que ocorre em países desenvolvidos, nos quais a corrupção está associada a maiores gastos nas áreas militar e de defesa. Os autores usaram dados do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos da Controladoria-Geral da União de 2006 a 2012.

O estudo, intitulado “Corrupção e composição dos gastos governamentais: evidências a partir do Programa de Fiscalização por Sorteios Públicos da Controladoria-Geral da União”, sugere que o modelo atual de distribuição, aplicação e controle de recursos públicos próprios ou transferidos do orçamento da União para os municípios brasileiros pode não estar adequado.

A legislação brasileira exige que as despesas nas funções educação e saúde sejam equivalentes a, no mínimo, 40% dos recursos do município (25% para educação e 15% para a saúde). Os resultados da pesquisa demonstram que sua consequência é o aumento do gasto público municipal nessas áreas, sem o correspondente aumento do bem-estar social.

Confira a pesquisa: www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122016000200237&lng=pt&nrm=iso&tlng=en 

Lido 2148 vezes