Quarta, 11 Mai 2016 10:09

Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão fala sobre a Lei de Acesso à Informação

Avalie este item
(5 votos)

O presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e região (Sicorp), Marcio Minoru Garcia Takeuchi, ministrou uma palestra na última quinta-feira (5) durante aula da disciplina Ética Profissional. A Lei de Acesso à Informação foi um dos temas abordados por ele, que destacou a precariedade dos dados fornecidos pelos órgãos públicos federais, estaduais e municipais em seus portais online.

Takeuchi comentou que muitos órgãos públicos não fornecem informações e, quando as fornecem, são limitadas e incompletas, o que dificulta o trabalho realizado pelos observatórios sociais espalhados pelo Brasil.

A Lei de Acesso à Informação entrou em vigor em 16 de maio de 2012 e criou mecanismos que possibilitam, a qualquer pessoa, física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, o recebimento de informações públicas dos órgãos e entidades. É válida para os três Poderes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Entidades privadas sem fins lucrativos também são obrigadas a divulgar informações referentes ao recebimento e à destinação dos recursos públicos recebidos.

- Casa do Contabilista
Na palestra, Takeuchi falou sobre a Casa do Contabilista, que em Ribeirão Preto sedia três entidades: a Sicorp, a Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon-RP) e a Regional de Ribeirão Preto do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de São Paulo (Sescon-SP).

Takeuchi, que é ex-aluno da FEA-RP, destacou ainda que os alunos da Faculdade são bem-vindos para participar de projetos junto a essas entidades. “A contabilidade pública é complexa e dificilmente o aluno terá uma visão prática na sala de aula”, explicou.

Para o professor Sigismundo Bialoskorski Neto, que ministra a disciplina Ética Profissional, é importante que a Faculdade insira a contabilidade pública em suas discussões. “Temos que trazer a discussão da contabilidade pública para as nossas aulas.”

Saiba mais sobre a Casa do Contabilista clicando aqui.



Foto: Eduardo Alexandre Gula (STI)
IMG 3454
Marcio Minoru Garcia Takeuchi

Lido 2691 vezes