Quarta, 03 Abril 2013 17:58

Grupo de pesquisa inicia projeto de empreendedorismo cultural

Avalie este item
(1 Voto)

O InGTec, Núcleo de Pesquisas em Gestão Tecnológica, Inovação e Competitividade, grupo de pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP em parceria com o Conservatório Contraponto de Ribeirão Preto deram início a um projeto de gestão de eventos culturais para auxiliar a divulgar, desenvolver e organizar iniciativas e empreendimentos na área de música.


Liderado pela coordenadora do InGTec e professora do Departamento de Administração da FEA-RP, Geciane Porto, e pela diretora e professora do Contraponto, Elaine Souza, o projeto é resultado de uma união de esforços de múltiplas áreas do conhecimento. "A ideia é que possamos compartilhar conhecimento na área de gestão de projetos e trazer a discussão sobre empreendedorismo cultural para ser compartilhada com os alunos do campus e com a comunidade de profissionais da área artística", afirma Geciane.


O primeiro passo do projeto será a elaboração de um modelo de gestão para realização de eventos culturais. Para isso, esta em fase de organização dois shows do grupo musical Ravidan, nos dias 20 e 26 de junho, no Centro Cultural do Campus de Ribeirão Preto da USP (Capela). Os shows serão abertos ao público e para isso o grupo está reunindo patrocinadores e apoiadores. Já aderiram ao projeto: Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP, Cooxupé - Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, Editora Atlas, Livraria Atlas, gráfica Copium, Fundace - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, CEISE Br – Centro Nacional das Industrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis.

 

A equipe espera nas próximas semanas buscar a adesão de outras empresas de forma a conseguir viabilizar esta primeira fase do projeto. Para Geciane Porto "a postura de vanguarda das organizações que estão apoiando ao projeto deverá permitir um espaço privilegiado a comunidade para apreciar musica de
qualidade".


Um segundo passo do projeto inclui o processo de identificação e implantação das melhores práticas de gestão em organização culturais de forma mais ampla, incluindo implantação de um sistema financeiro-contábil que possa atender aos pré-requisitos de diversos programas de incentivo à cultura, uma estrutura organizacional que de agilidade a este tipo de organização e a utilização de ferramentas de marketing e comunicação mais apropriadas ao tipo de atividade desenvolvida.

 

O projeto também contempla o apoio gerencial e de captação de recursos para a realização de um Curso Técnico de Música, com reconhecimento do MEC, por parte do Conservatório Contraponto para crianças e jovens em situação de risco. O curso, com 200 horas de formação, será realizado anualmente, oferecendo 30 bolsas de estudo aos candidatos que apresentem talento para música. Este projeto já esta aprovado para receber destinações do Imposto de Renda por meio do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Segundo Elaine "a concretização do curso técnico abre uma janela de oportunidades aos jovens talentos que por razões financeiras ficariam excluídos da atividade musical".


Em paralelo esta prevista a captação de recursos para a produção do CD Bossa Nova, do grupo Ravidan. Para a concretização desta meta foi desenvolvida e já submetida uma proposta ao PROAC, Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, a qual aguarda a analise e aprovação do referido programa.


Por fim, deverão ser convidados artistas e pessoas ligadas ao meio cultural além de docentes e pesquisadores da Faculdade de Direito e do Curso de Musica da USP para participação de uma máster class sobre tendências da musica popular brasileira e um workshop sobre direitos autorais, de forma a ampliar e diversificar o escopo do projeto.

 

Este conjunto de atividades servirá também como laboratório para criação da disciplina "Gestão de Empreendimentos Culturais" a ser oferecida a partir de 2014 tanto aos alunos do campus de Ribeirão Preto como aos interessados da comunidade. Assim o conteúdo poderá ser disponibilizado tanto como matéria optativa quanto no formato de curso de extensão respectivamente.

Lido 3849 vezes Última modificação em Terça, 09 Abril 2013 11:58