Quarta, 20 Março 2013 18:57

Editais de pesquisa com inscrições abertas

Avalie este item
(0 votos)

A área de pesquisa da FEA-RP divulga diversas oportunidades de editais com inscrições abertas para bolsas, auxílios a eventos e auxílio a projetos.

 

Programa Capes/Fulbright - Estágio Pós-Doutoral nas Ciências Humanas, Ciências Sociais, Letras e Artes nos EUA.
Inscrições até 30 de abril.
Serão concedidas até cinco bolsas de estudos com duração de seis a nove meses, com início entre agosto e dezembro de 2013. Entre os requisitos, é exigido que o candidato tenha obtido o diploma de doutorado após 2005.
Edital: http://capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_011_2013_Estagio-PosDoc_EUA.pdf.

 

Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt
Inscrições:
Chamada 3: 1 de fevereiro 2013 a 31 de agosto 2013
Chamada 4: 3 de setembro 2013 a 31 de janeiro 2014
Chamada 5: 1 de fevereiro 2014 a 31 de agosto 2014
Iniciativa da Capes em cooperação com a Fundação Alexander von Humboldt (AvH) da Alemanha concede bolsas para pesquisadores, que possuam vínculo, empregatício ou não, com Instituições de Ensino ou Pesquisa do Brasil em todas as áreas do conhecimento.
Modalidades de bolsas:
Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos;
Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos.
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5893-programa-bolsas-para-pesquisa-capeshumboldt

 

Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior
Inscrições:
Chamada I: término em 30 de maio
Chamada II: 2 de outubro a 30 de dezembro
O programa da Capes concede bolsas de estudo a fim de substanciar as possibilidades ofertadas pelo conjunto dos programas de pós-graduação no Brasil, atuando como forma opcional para a carreira de docentes e pesquisadores, para complementar a formação com desenvolvimento de projetos conjuntos e em parceria com instituições de excelência no exterior.
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5242-estagio-pos-doutoral

 

Intercâmbio Científico Brasil-Alemanha de Curta Duração
Inscrições: Fluxo contínuo, com, no mínimo, 03 (três) meses de antecedência da viagem.
Realizado pela Capes em parceria com o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico – DAAD. O programa prevê o financiamento de missões de professores de instituições brasileiras e alemãs por períodos de 1 a 3 meses.
A apresentação das candidaturas deverá ser feita simultaneamente à Capes e ao DAAD e a concessão do auxílio estará condicionada à aprovação do pleito por ambas as instituições.
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/4274-missoes-de-curta-duracao

 

AUXÍLIOS A PROJETOS

Programa CAPES/NUFFIC
Inscrições até 26 de abril de 2013.
Acordo assinado pela Capes e o NUFFIC, da Holanda, destinando a apoiar projetos conjuntos de pesquisa, de até quatro anos, para promoção de intercâmbio de docentes e pesquisadores e estudantes.
Edital: http://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_013_2013_NUFFIC.pdf

 

FAPESP-UOIP/UC DAVIS COLLABORATIVE RESEARCH PROGRAM CALL FOR PROPOSALS 2013
Inscrições até 15 de maio de 2013.
Parceria entre a FAPESP e a University of California, Davis para apoio a projetos de pesquisa conjuntos na área de Ciências Humanas e Sociais.
Edital: www.fapesp.br/en/7560

 

Programa Geral de Cooperação Internacional
Inscrição: Fluxo contínuo
Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e parcerias universitárias entre Instituições de Ensino Superior do Brasil e de países que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado), situadas em países com os quais o Brasil possui acordos internacionais, mas a Capes não possui acordo específico, e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
A proposta deverá estar vinculada a um ou mais programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente, com conceitos 5, 6 ou 7.
Duração dos Projetos: 2 anos, prorrogáveis por mais 2
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2477-programa-geral-de-cooperacao-internacional

 

AUXÍLIO PARA EVENTOS

 

Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP)
O Programa de Apoio a Eventos no País – PAEP – visa impulsionar a realização de eventos científicos no Brasil e a formação de professores para a educação básica, através da concessão de auxílio financeiro às Comissões Organizadoras.
Inscrições:
A proposta deverá ser submetida com antecedência mínima de 90 dias da data de início do evento.
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/5173-programa-de-apoio-a-eventos-no-pais-paep

 

Escola de Altos Estudos
Inscrições: fluxo contínuo.
Iniciativa da Capes com o objetivo de trazer professores e pesquisadores estrangeiros para a realização de cursos monográficos.
Para encaminhar as propostas, as universidades precisam oferecer cursos e programas de pós-graduação stricto sensu, preferencialmente, com nota igual ou superior a 5, nos processos de avaliação da Capes. As sociedades de pesquisa científica devem ser credenciadas junto à SBPC.
Informações: http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2291-escola-de-altos-estudos

 

Escola São Paulo de Ciência Avançada - 9ª Chamada (Chamada FAPESP 11/2013)
Cronograma: último dia para submissão de propostas: 05 de julho de 2013.
A modalidade "Escola São Paulo de Ciência Avançada" oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada.
A modalidade "Auxílio à Pesquisa - Organização de Eventos Científicos: Cursos de Curta Duração da Escola São Paulo de Ciência Avançada" se destina a apoiar total ou parcialmente a realização de cursos curtos sobre temas da fronteira da ciência.
Link para informações: http://www.fapesp.br/7535

Lido 3554 vezes