Terça, 30 Mai 2017 12:37

Dissertação de Mestrado

Defesa de mestrado

Título: Estimativa da disposição a pagar por eficiência energética no mercado de carros novos no Brasil

Aluno: Arthur de Souza Godeli

Data: 09/06/2017, às 10h00

Local: Sala 43 - Bloco B2 - FEA-RP

Resumo: É esperado que o consumidor, no momento de decidir qual carro ele irá adquirir, leve em conta, entre diversos outros fatores, a eficiência energética do modelo. Contudo, diversos trabalhos apontam que o consumidor subvaloriza o gasto total que teria com combustível no momento que decide qual modelo de carro irá comprar. Como carros são grandes produtores de externalidades, e por isso, frequentemente são objetos de política pública, é necessário entender esse comportamento do consumidor para que os formuladores o possam levar em conta no momento de fazer as políticas públicas. O objetivo principal desse trabalho é estimar o peso relativo que o consumidor brasileiro dá à economia de combustível no momento da escolha da compra do carro, e verificar se, de fato, há uma subvalorização da importância do gasto com combustível no mercado de carros novos no Brasil. Para tentar responder a pergunta proposta serão utilizados duas metodologias distintas. A primeira será uma regressão de preços hedônicos, e a segunda um modelo de demanda aninhado.

Departamento de Economia.

Lido 1227 vezes